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15 janeiro 2019

DOIS VEREADORES DE MOSSORÓ QUE NÃO MERECEM MAIS SEREM REELEITOS.


Por José Mendes Pereira
A violência chegou até na Câmara Municipal de Mossoró quando dois vereadores (ver no site abaixo) se desentenderam e iniciaram uma briga através de socos.
Vereadores discutirem na câmara de qualquer cidade é normal, e que às vezes, um se irrita mais do que o outro, mas caminhar para uma luta corporal é um acontecimento meio ridículo. Fazem isso com eles mesmos que são amigos imagine leitor, o que farão com outro qualquer?
E agora! Qual será o pronome de tratamento que um terá com o outro, e o outro com um, no momento de discursar e precisar de dizer: "Venho agradecer a Vossa Excelência vereador Fulano de tal... ou, venho agradecer ao meu inimigo fulano de tal", ou ficará sem dizer nada?
A Câmara Municipal tem lá como representantes do povo mossoroense 21 vereadores, e estes são responsáveis pelo o desenvolvimento da cidade, apresentando os seus projetos para melhorar a cidade e o sofrimento do povo de uma maneira ou de outra.
Mas uma minoria está interessada em status, posição social, ser admirado pelo povo, ganhar um monte de dinheiro sem fazer quase nada, ou nada durante o seu mandato de vereador, muito embora muitos já a conhece de perto e de longe.
Estes que brigam não devem mais serem eleitos pelo povo. Politicamente devem ser banidos no dia da eleição.
Enquanto aqueles que não merecem (briguentos) ganham uma porção de dinheiro na Câmara Municipal de Mossoró, quando têm milhares de pobres passando fome sem saberem como irão hoje adquirir o sustento das suas famílias. Sejam representantes do povo e não da agressão, senhores vereadores!
Os senhores são homens que mereces respeito, e se os senhores não se respeitarem, a população também deixará de respeitá-los.

https://mossorohoje.com.br/noticias/25896-vereadores-alex-do-frango-e-raerio-araujo-trocam-agressoes-em-sessao-na-camara?fbclid=IwAR3ZJ8BoRB5wVrL5qXTMA7gVJNATPR-oQdbi4vav-77yOtbsFziiIlXyEbk

14 janeiro 2019

DONDE VEM ESSE POETA?

Clerisvaldo B. Chagas, 15 de janeiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
“Crônica”: 2.038

  Mais uma vez mergulhando no mundo encantado dos repentistas, vamos para três passagens que nos repasses orais, vão perdendo seus autores.
Estava havendo uma cantoria de pé de perede, quando algumas pessoas entraram na sala do desafio. Um dos poetas disse nos seus versos que a “trinca chegaram”. O companheiro rebateu imediatamente:

XILOGRAVURA: MARCELO ALVES SOARES

“Dizer a trinca chegaram
É erro de português
E mesmo só se diz trinca
Se a turma for de três
Donde vem esse poeta
Com dois erros duma vez?”.

     Entrou em cena a filosofia cabocla quando dois cantadores cantavam sobre uma seca que teria acontecido no Maranhão. Um deles terminou a estrofe:

...Quase tudo se acabando.

     O parceiro pegou a deixa fazendo uma estrofe de rima difícil, rica, rara e filosófica:

“Eu tava me sustentando
De fruta de macaúba
Mas o galho ficou alto
Eu não conheço quem suba
De vara ninguém alcança
De pedra ninguém derruba”.

     Em uma cantoria na roça chegava a hora dos elogios, isto é, elogiar as pessoas para arrecadar o dinheiro. Cada um que colocasse notas altas no prato da arrecadação. Foi aí que um pobrezinho chamado Joaquim, depositou o que possuía: apenas uma cédula amassada de um real. O repentista humilhou o coitado para não perder a verve:

“Parece que seu Joaquim
Passou a noite no mato
Com uma faca amolada
Tirando couro de rato
Deixou o rato sem couro
Botou o couro no prato”.

 FIM


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13 janeiro 2019

12 FAMOSOS QUE MORRERAM EM 2018

https://www.youtube.com/watch?v=4TKrP4Y7FDk
https://www.youtube.com/watch?v=gg2sK4pyHPI

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10 janeiro 2019

CALIXTO JÚNIOR E O CORONEL ISAÍAS ARRUDA

Por: Odisseia Cangaço

Fonte: YouTube

A partir do Programa Odisseia Cangaço do confrade Thiago Menezes a lúcida e espetacular entrevista com o grande pesquisador e escritor caririense, João Tavares Calixto Junior com Isaías Arruda...

Vem aíCariri Cangaço 10 Anos...

http://cariricangaco.blogspot.com/2019/01/calixto-junior-e-o-coronel-isaias.html

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07 janeiro 2019

JORNAL DE ALAGOAS


Prezados amigos do cariri cangaço, segundo este jornal Lampião em Angico planejava atacar Propiar, comandante da tropa destacou dois soldados para alvejar Lampião e Maria Bonita, antes de morrer Lampião diz não ter dinheiro e Maria Bonita pede clemência. ...procede estas informações? Quem seriam os dois soldados?


 https://www.facebook.com/profile.php?id=100009760568191

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06 janeiro 2019

UM TRABALHO DE QUALIDADE FEITO PELO PROFESSOR E PESQUISADOR DO CANGAÇO RUBENS ANTONIO


"É quando o Tempo sacode a cabeleira."


Material do professor Rubens Antonio

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2593120984061513&set=np.1546802157596253.100003035790481&type=3&theater&notif_t=photo_tag&notif_id=1546802157596253

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05 janeiro 2019

O CARNAUBAL DA FAZENDA ARACATI

Por Benedito Vasconcelos Mendes

A carnaubeira (Copernicia prunifera) é uma palmeira nativa do Nordeste brasileiro que ocorre em grandes concentrações nas margens dos rios intermitentes do Ceará (Rios Acaraú, Curu e Jaguaribe) e Rio Grande do Norte  (Rios Piranhas/Assú e Apodi/ Mossoró) e nas planícies dos grandes vales do Estado do Piauí, principalmente nas proximidades do Rio Parnaíba. As folhas da carnaubeira são revestidas por uma fina camada de cera, que as protege da transpiração excessiva. Esta cera é extraída na forma de pó cerífero que é depois processado para a formação da cera. O Brasil é o único país do mundo que produz cera de carnaúba, pois esta planta foi levada para outros países tropicais, onde  se desenvolveu bem, ficou frondosa, mas não produziu cera em suas folhas. As condições climáticas da região semiárida nordestina  são determinantes para que ela produza cera.                                                                     
​A Fazenda Aracati tinha um pequeno carnaubal, parte de carnaubeiras nativas, nas margens aluviais do Rio Aracatiaçu, e uma pequena área com carnaubeiras plantadas por meu avô, atrás da casa grande. Todos os anos, meu avô arrendava o carnaubal ao seu compadre Chico Rufino, mas em alguns anos, em vez de arrendar, ele produzia o pó de carnaúba (pó cerífero) e depois o  beneficiava na “Casa de Beneficiamento de Cera de Carnaúba”, do Seu Chico Rufino, na cidade de Miraíma. Era uma agroindústria primitiva, porém bem equipada, com caldeirões de ferro fundido para cozinhar a cera e uma gigantesca prensa de madeira (feita de  miolo de aroeira) para retirar  o excesso de água da cera.                  

O processo de extração do pó cerífero se iniciava com o corte das palhas das carnaubeiras,  com uma pequena foice bem amolada, suportada por uma longa vara de até 9 metros de comprimento. O cortador de palhas (vareiro) ia derrubando as folhas maduras de cor verde e abertas e as folhas novas, fechadas (folhas do olho). O juntador de palhas cortava com um facão o talo espinhento no tronco da folha, separava as folhas abertas das folhas do olho, fazia, com embira da palha do olho, os feixes de 25 palhas e atrelava os mesmos nas cangalhas dos jumentos, que  transportavam os feixes de palha  para o palheiro, onde eram secas,  estendidas no chão forrado com bagaço de palhas velhas, cortadas em anos anteriores. A distribuição das palhas no chão do palheiro era feita por setores, de um lado colocava-se as palhas do olho e do outro as palhas abertas. A secagem ocorria  em 9 dias, sendo que de 3 em 3 dias virava-se as palhas para melhor receber o sol e secarem uniformemente. Depois de secas, as palhas iam ser riscadas e batidas, para extrair o pó cerífero, em um pequeno quarto todo fechado, com piso de cimento queimado e teto com forro de tábuas. As palhas secas eram riscadas e batidas sobre um grande lençol de tecido (algodãozinho), que recebia o pó que se desprendia das palhas secas riscadas e depois era ensacado em sacos de tecido, que tinham sido usados para  acondicionar massa de trigo ou açúcar. O pó extraído das folhas jovens (folhas do olho) é branco e  produz a cera Tipo A (cera de primeira), mais valorizada e de cor amarela, enquanto o pó cerífero tirado das folhas  abertas, mais velhas, é escuro e vai originar um tipo de cera menos valorizada, de cor parda (cera Tipo B ou cera de segunda). Meu avô mandava o pó de carnaúba produzido na Fazenda Aracati, em lombos de burros, para a cidade de Miraíma, a 25 quilômetros de distância, para ser transformado em cera de carnaúba, na unidade de beneficiamento de cera de seu compadre Chico Rufino. Lá, o pó cerífero era misturado com água limpa e cozinhado (fervido), depois prensado para retirar a água. A cera resultante era classificada, pesada, armazenada e depois vendida em Sobral, na Casa Quirino Rodrigues & Filhos.
​O riscador de palha seca era um tipo de pente com dentes de ferro pontiagudos virados para cima, fixos  em um cepo de madeira. O operador batia a palha seca  sobre ele e puxava-a para riscar (abrir) e provocar o desprendimento do pó, que  caía sobre o lençol.                                                                                             
​O Beneficiamento do pó cerífero consistia em cozinhar o pó em grandes  caldeirões de ferro fundido, semelhantes aos caldeirões usados nos engenhos de cana-de-açúcar, para a fabricação de rapadura. Quando se ia cozinhar o pó de carnaúba, colocava-se água limpa e não salobra, que ao ferver deixava a sujeira boiar na espuma, que era facilmente retirada do caldeirão e descartada. O pó derretido era levado para a grande prensa de madeira, onde era prensado para retirar o excesso de umidade. A cera, ao esfriar, se solidifica. O pó cerífero branco, retirado das palhas do olho (folhas em cartucho) era processado separadamente do pó extraído das folhas maduras (folhas abertas). A cera de carnaúba, por ser extremamente dura, possuir elevado ponto de fusão (em torno de 83 a 85 graus centígrados) e ser de difícil dissolução, em temperatura ambiente, é considerada a “Rainha das Ceras”. Quase toda a cera produzida no Brasil é exportada na forma bruta, não industrializada. Ela é utilizada no mundo inteiro por diversos segmentos industriais, como na indústria cosmética, farmacêutica, alimentícia, eletrônica (chips e transistores), na fabricação de impermeabilizantes, esmaltes, vernizes, lubrificantes, isolantes e por muitos outros setores industriais.                                                   
​Além da cera, a palha da carnaubeira é matéria prima para a produção de vários outros produtos artesanais, como chapéu, vassoura, esteira, uru, surrão, bolsa e corda. A palha também era empregada para cobrir casa de taipa. A cera e o chapéu de palha de carnaúba foram dois produtos de exportação, de grande importância econômica para os Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. A estirpe era utilizada para a confecção de linhas, caibros, ripas e bancos. A estirpe aberta e escavada era largamente utilizada como calha, para escoar água de chuvas de telhados. Os frutos são comestíveis e as raízes medicinais.

Enviado pelo professor e escritor Benedito Vasconcelos Mendes

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O INFELIZ CANGACEIRO CHICO PEREIRA.

  Por José Mendes Pereira Colorizado pelo saudoso professor e pesquisador do cangaço Rubens Antônio. Diz o pesquisador e colecionador do can...