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10 abril 2019

LUIZ GONZAGA - ASA BRANCA FT. FAGNER, SIVUCA, GUADALUPE

https://www.youtube.com/watch?v=zsFSHg2hxbc
Publicado em 16 de jul de 2015

Videoclipe oficial da música Asa Branca de Luiz Gonzaga feat. Fagner, Sivuca and Guadalupe de seu álbum, Danado De Bom. Compre Danado De Bom: http://smarturl.it/ud15r0?IQid=YTO.O0... 

Ouça Luiz Gonzaga feat. Fagner, Sivuca and Guadalupe no Spotify: https://www.youtube.com/user/OsTraves... Visite o canal de Luiz Gonzaga feat. Fagner, Sivuca and Guadalupe: http://smarturl.it/ls46m3?IQid=YTO.zs... Confira mais vídeos de Música Nacional: http://smarturl.it/MusicaNacional Conecte-se: Facebook: http://smarturl.it/jzxxhb?IQid=YTO.zs... Twitter: N/A Mais de Luiz Gonzaga feat. Fagner, Sivuca and Guadalupe: Luiz Gonzaga - Pense N'Eu ft. Gonzaguinha: https://www.youtube.com/watch?v=Q9n7o... Luiz Gonzaga - Sete Meninas ft. Dominguinhos: https://www.youtube.com/watch?v=kq_CQ... Luiz Gonzaga - Sanfoninha Choradeira ft. Elba Ramalho: https://www.youtube.com/watch?v=l0vzG... 

Letras: Até mesmo a asa branca Bateu asas do sertão Então eu disse, adeu' Rosinha Guarda contigo meu coração Então eu disse, adeu' Rosinha Guarda contigo meu coração Hoje longe muitas légua Numa triste solidão Espero a chuva caír de novo Para eu vortar pro meu sertão Espero a chuva caír de novo Para eu vortar pro meu sertão Quando o verde dos teus óio Se espalhar na prantação Eu te asseguro, não chore não, viu Que eu voltarei, viu, meu coração Eu te asseguro, não chore não, viu Que eu voltarei, viu, meu coração
Categoria
Música neste vídeo
Música
Asa Branca
Artista
Luiz Gonzaga feat. Fagner, Sivuca and Guadalupe
Compositores
Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira
Licenciado para o YouTube por
SME (em nome de Best); Wixen Music Publishing, União Brasileira de Compositores, Warner Chappell, LatinAutor - Warner Chappell, LatinAutor, EMI Music Publishing e 7 associações de direitos musicais.

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09 abril 2019

FOTOS QUE AINDA CHOCAM O QUE SOBROU DE MANUEL MORENO, SUA ESPOSA ÁUREA E O CABRA GORGULHO


Subgrupo de Lampião eliminado enquanto festejavam  na Fazenda Poço da Volta, em Porto da Folha/SE. Foram executados pela volante baiana do Sargento Odilon Flor, a 23 de junho de 1937, durante as festas de São João.

Fonte: Livro Guerreiros do Sol, Frederico Pernambucano de Mello.

"Blogdomendesemendes - Em vez de Gorgulho é o cangaceiro Gravo Roxo.

O escritor Alcino Alves diz em seu livro "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistério de Angico que Gorgulho estava no combate, mas escapou da chacina e morreu velhinho".

Créditos:
Ivanildo Alves  da  Silveira
Colecionador do cangaço
Membro da SBEC e do CARIRI-CANGAÇO
Natal / RN

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08 abril 2019

SEM TERRA

Por Rangel Alves da Costa

Difícil romantizar uma saga tão brutal e sangrenta. Nada fácil tornar em ficção a veia aberta e o grito de dor, ainda hoje espargindo sofrimento e ecoando o temor e a aflição. Ao escritor, apenas imaginar como tudo poderia ser no mundo real. E por isso mesmo relato aqui uma das possíveis feições para que o homem, escorraçado da terra, começasse a lutar pelo direito a terra.
Eustáquio preferiu sair da cozinha pela porta dos fundos, indo em direção ao quintal aberto. Não conseguiria passar pela sala e avistar os meninos já famintos àquela hora do dia e sem nada na panela que causasse a ilusão de comida.
Creuzina, sua esposa, havia puxado o pano da cabeça e agora o utilizava como lenço, e já completamente molhado de lágrimas. Nada podia fazer senão despejar o restinho de farinha de mandioca numa panela, jogar um pouco de água por cima e depois mexer até aprontar uma papa d’água.
Tiziu comeu do que lhe foi colocado no prato. Assim também com Pedro e Zefinha, a mais nova da família. Já Eustáquio, o pai, e Creuzina, a mãe, beberam do fel salivento da dor, da agonia e do sofrimento. Continuaram famintos, porém satisfeitos. Os filhos haviam tido a ilusão do alimento. E depois, e mais tarde, quando a fome dos filhos novamente despertasse?
Adiante do barraco o mundo da desolação. A estiagem havia deixado a terra em pó. Não havia verdor nem seiva de vida numa só planta. A ossada do bicho parecia uma assombração esbranquiçada. Mandacarus ressequidos, facheiros murchos, jurubebas mortas pelos beirais pedregosos das estradas. Mas o pior estava por acontecer.
Quando o portentoso alazão riscou defronte a morada, então Eustáquio logo imaginou o chão se abrindo a seus pés. A notícia já era esperada e seria o fim do mundo. E ela havia chegado. Já acreditava nisso, porém não acreditava que tão cedo pudesse acontecer. O recado foi tão breve quanto arrogante: “O patrão avisou que junte as coisas e abandone a casa”.
Já na manhã seguinte e mais parecia um quadro de Portinari. A pequena família em retirada e sem ter aonde ir. Não eram retirantes das secas, e sim retirantes do teto e da guarida de sobrevivência. Retirantes do pedaço de chão aonde se mantinham feito bicho entocados sem ter outra saída. Retirantes da esteira ao chão, do estrado da cama, do pote e do candeeiro.


Mas a família foi seguindo adiante levando toda a riqueza em saco e cuia. Molambos, restos, pedaços. Já ao longe, antes de tomar uma curva para o deus dará, Eustáquio parou um instante, olhou para trás e estremeceu de ódio. Avermelhou ainda mais a pele já tostada de sol, afogueou por dentro feito vulcão irrompendo todas as fúrias da vida. Quanta indignação, quanto rancor, quanto ódio!
E um ódio tão animalesco que só os feridos no espírito, corpo e alma podem sentir. Aquela paisagem sem fim, aquele meio mundo de terra e chão, aquela vastidão sem limites, e tudo de um só dono, tudo de quem sequer sabia a quantidade de terra que possuía nem a serventia de toda aquela riqueza. E ele, caminhante pelo mundo dos outros, não tendo sequer um palmo de chão.
Quis voltar. Fez menção de retornar e ir diretamente até a porta daquele senhor dono do mundo, daquela víbora recoberta de gente, daquele imprestável que se abancava na cadeira da varanda, mirando sem ter o que fazer com as suas léguas e mais léguas de terra, mas sem ceder a ninguém um só quadrado de chão. E sem deixar que o pobre fizesse vingar sobre a terra um pé de milho e de feijão, uma abóbora, uma melancia.
Quis voltar. Fez menção de retornar, mas de repente novamente voltou-se adiante e avistou sua pequena família a lhe esperar. Também sabia que não voltaria com vida acaso fosse pedir satisfação ao ex-patrão. Ele mesmo sabia das cruzes espalhadas por aqueles carrascais, das tocaias feitas e das emboscadas mortais. Um mundo de urubus, de carcarás e gaviões, de vidas definhadas ao sol pela sangria das injustiças.
A família virou a curva da estrada e seguiu adiante. Talvez Tiziu estivesse com sede. Talvez Pedro estivesse com sede. Talvez Zefinha estivesse doente. Mas tinham que seguir adiante. E para trás os imensos descampados, as catingueiras e as umburanas num canto e noutro. Pouco bicho para tanta terra e quase nenhum plantio que alimentasse a vida. Um mundo do tamanho da ganância, da injustiça e da soberba.
Um mundo grande demais para quem não merecia. E nenhum pedaço de chão àqueles que seguiam em frente na incerteza do instante seguinte e do amanhã. Porém, na mente já menos raivosa de Eustáquio um pensamento que mais tarde se tornaria ação: “Nem que sangre de morte, nem que seja ferido pelo açoite da bala, mas ainda lutarei com toda força que tiver para transformar esse chão num chão de todos. Para repartir essa terra com quem dela precisa para trabalhar e sobreviver”.
E foram seguindo adiante. E pela certeza da luta. A luta pela terra. Foi assim que muito da saga da reforma agrária se iniciou. E muito vingou e muito frutificou.

Escritor
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05 abril 2019

UM SOPRO, APENAS

*Rangel Alves da Costa

Pelos quadrantes o vento vem soprando. Vento norte, vento sul, tanto faz. Se não se apresenta como ventania ou outro sopro mais voraz e devastador, quase sempre chega e passa quase sem despertar atenção. Contudo, no seu íntimo, oculto na sua fome, o vendaval, o redemoinho, a destruição.
Há no vento um perigoso silêncio. Há na sua face uma imperceptível e voraz ameaça. Que ninguém se sinta protegido quando de sua fúria ou de sua sanha de arrebatamento. As folhas que apenas balançam, os coqueirais que apenas murmurejam, os outonos que viajam em seus braços, nada reflete com exatidão sua silenciosa ira.
Protege-se do vento somente pela certeza de que não se está no seu caminho ou confrontando sua força. Somente evitando sua fúria é que será possível permanecer sem qualquer esvoaçamento. A proteção, contudo, não diz respeito a meios materiais que evitem os seus avanços.
Como a brisa leve pode levar pelos ares o ser em sua fragilidade espiritual, igualmente o vento em qualquer outra situação onde a pessoa não esteja devidamente protegida de corpo e alma. Não precisa colocar um muro adiante de si aquele que dentro de si mesmo já está protegido contra qualquer sanha do vento ou da ventania.
Ilusão imaginar que a vida na terra se dá na proteção de muralhas, fortalezas, muros impenetráveis. Utopia imaginar que se habita em moradias tão absolutamente seguras que nada poderá abalar ou destruir suas estruturas. Ora, tudo não passa de casa de vento.
Por mais sólidas que sejam as estruturas, por mais que sejam impenetráveis os portões e as portas, por mais que seja impossível alcançar os interiores e dependências, nada disso impede que os redemoinhos da existência a tudo destruam. Ora, tudo não passa de casa de vidro.
O ser humano, a pessoa humana, não passa de uma casa de vento. Sim, é cálice frágil, é asa de borboleta, é folha de outono, é uma poeira ao espaço, mas principalmente é vento. E vento este cuja força sempre está na dependência e predisposição da força humana. Quanto maior a fragilidade na pessoa maior será o poder de transformação do vento em ventania, em vendaval, em redemoinho.
Enquanto casa de vento, o ser humano pode abrir suas portas sem que sinta ameaçado por redemoinhos. Não há fúria de vento que não passe além e deixe intacto aquele que se reforçou intimamente de tal modo que jamais estará de corpo aberto para os acasos. Mesmo casa de vento, a pessoa estará imune aos vendavais toda vez que se encontrar mais preparado que a fúria mais repentina.
Na casa de vento tudo pode ser levado, destruído, estraçalhado, menos a própria pessoa. Livros, estantes, louças, roupas, toalhas, quadros, móveis, tudo pode ser levado pelos ares como uma folha qualquer, mas não a pessoa que já estava suficientemente protegida de sua tempestuosa fúria.
Por que o sábio foi o único a permanecer no alto da montanha depois que a ventania passou estraçalhando tudo? Por que o homem sensato continua se embalando na sua cadeira enquanto o redemoinho fazia sua festa de destruição? Por que o vendaval arranca plantas e árvores de suas raízes e é como se não tocasse naquele que calmamente repousa debaixo de um sombreado de um pé de pau que foi levado?
Simplesmente por que a casa de vento estava mais forte que a ventania, que o vendaval, que o redemoinho. Simplesmente por que a casa de vento estava mais protegida ante qualquer fúria da vida ou da natureza. Uma casa impenetrável e indestrutível pela própria tenacidade humana. E não uma casa aonde a brisa chegue e de porta a outra não deixe mais nada em pé.


Escritor
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04 abril 2019

FUMANDO ASTÓRIA

Clerisvaldo B. Chagas, 4 de abril de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.084
(ilustração: FÉLIX CONRADO).
A campanha contra o fumo através de décadas, bem que surtiu efeito. Dificilmente encontramos fumantes por onde andamos. Em nossa escola mesmo, não existe funcionário fumante e nem aluno, bem assim é na rua e em outros lugares públicos ou privados. Até mesmo os pontos que vendem cigarros foram reduzidos e quem fuma anda bastante para encontrá-los. Poderíamos até formar uma lista de conhecidos que se foram com enfartes fulminantes. Mesmo assim ainda existem os persistentes que não pretendem nunca largar o vício. Uns dizem até que se conselho fosse bom seria vendido. E assim, o usuário do tabaco sempre encontra uma resposta, segundo ele, inteligente para os incomodados com as manias alheias.
Conhecemos vários que já partiram, que só gastavam fósforo no primeiro cigarro do dia. Nunca foram vistos sem o cotoco fumarento na boca. A sequência diária era realizada no ato de acender, com a própria “beata” ou “bituca”. Vimos um colega fumante comprar de uma vez duas carteiras de cigarros, naquele tempo, o Continental e o Astória. Sabendo que o Continental seria para a classe A, o Astória, mais grosseiro e mais barato, para as demais classes, veio à resposta sem indagação: “Uso o Continental escondido no bolso da calça. Deixo à mostra no bolso da camisa o cigarro Astória para o viciado pedinte: só tem desse, serve?”. O “se midão” nunca era rejeitado, pois, “de graça, até injeção na testa”, dizem os aproveitadores.
E no lugar do fumo normal, outras coisas aparecem. Aí diz o cantor malandro: “Vou apertar/ mas não vou acender agora...”. Ô mundo “véi” perdido! Ouvíamos no Ginásio Santana, o juiz e diretor Dr. João Yoyô Filho (grande homem e homem grande), baixar a voz e pedir: “Tem um cigarro aí?”. E lá em Santana do Ipanema, o vendedor de cigarros Seu Audálio, não parava de vender cigarros no oitão do Museu de Artes Darras Noya. Ah, mesmo assim temos vontade vez em quando, de experimentar o bicho. Será que ele acalma mesmo e distrai como afirmam? Mas se a tentação é grande, na dúvida é melhor não ultrapassar.
Tem um Astória, aí?

03 abril 2019

ALERTA!

MARCO HISTÓRICO PODE SER DESTRUÍDO COM CONSTRUÇÃO DE RODOVIA, NO CARIRI CEARENSE.

Obra pode acabar com monumento que marcou o coronelismo no Ceará. Órgão estadual, porém, garante que haverá análise para evitar prejuízos 

Por Antonio Rodrigues, Diário do Nordeste

A construção de uma rodovia entre os municípios de Porteiras e Missão Velha preocupa pesquisadores do Cariri. A obra pode destruir um monumento histórico que marcou o coronelismo no Ceará. A via passará no local em que fora erguida, na década de 30, uma lápide em memória de Antônio Gomes Grangeiro. A história desse fazendeiro começou a ser desenhada no período de Lampião, no sertão cearense.

Destino

"Diga a ele, dona, que num precisa ter medo deu, não. Ele precisa ter cuidado é com 'os bonzinho' que vêm aí atrás", alertou Lampião a Maria Celina Grangeiro, esposa de Antônio Grangeiro, que havia fugido de casa ao perceber a aproximação do cangaceiro e seu bando. Os "bonzinhos", a quem se referia o Rei do Cangaço eram as volantes comandadas pelo tenente José Gonçalves Pereira, que foram ao Cariri "dar cabo" do próprio Antônio Grangeiro, e também do fiscal de tributos Antônio Marrocos de Carvalho e, principalmente, de Francisco Pereira de Lucena, o Chico Chicote. O episódio ficou conhecido como "Fogo nas Guaribas".

Na madrugada do dia 1º de fevereiro de 1927, os militares chegaram ao sítio Salvaterra, no Brejo dos Santos (atual cidade de Brejo Santo) e capturaram Antônio Gomes, seu sobrinho João Grangeiro e dois moradores, Aprígio Timóteo de Barros e Raimundo Madeiro Barros. Com mãos e pés amarrados com cordas, os quatro seguiram até o sítio Guaribas, no atual território do município de Porteiras, onde presenciaram cerca de 31 horas de troca de tiros entre as volantes e os capangas de Chico Chicote, que foi vencido. Ele foi encontrado morto, de joelhos, baleado no maxilar, no braço esquerdo e com tiro fatal no tórax.

Os quatro reféns, incluindo Antônio Grangeiro, que acompanhou o ataque ao casarão de seu compadre, Chico Chicote, foram mortos após o tiroteio. Por volta das 14 horas já do dia 2 de fevereiro, "os homens de Salvaterra" foram assassinados, degolados e incinerados. Depois, enterrados em valas comuns ali mesmo. Anos depois, no local onde estavam os corpos, João Gomes Grangeiro, filho do fazendeiro, ergueu uma lápide em memória do pai.

Os restos mortais ficaram por lá até a década 1980, quando a família os enterrou, em definitivo, no cemitério de Porteiras. Ali, foi erguida uma cruz, que se tornou um marco do "Fogo das Guaribas".

Importância

O administrador e gestor cultural Mano Grangeiro, neto de Antônio Grangeiro, acredita que aquela cruz é um marco para a história do País. "Aquilo tem um valor afetivo e histórico. Não nos pertence, e sim à história do Ceará, do País. Isso não foi um fato isolado. Não foi um acidente. É um fato ligado a diversos outros. Tem forte enraizamento nas questões políticas locais e estaduais da época. Destruir aquilo é destruir parte da história", enfatiza Grangeiro.

O temor de familiares e pesquisadores advém da demarcação da obra. No local, foram cravadas estacas que sinalizam onde deverá passar a pista. "Aquele mausoléu tem importância de caráter nacional, porque representa o modos operandi do coronelismo no sertão nordestino, especificamente no Cariri", acredita o pesquisador Bruno Yacub.

Os descendentes da família se mobilizaram para evitar que isso acontecesse. O próprio Mano conversou com a Prefeitura de Porteiras para ter acesso ao estudo topográfico. Até agora, sem sucesso.

A equipe do Diário do Nordeste entrou em contato com o Departamento Estadual de Rodovias (DER), que informou que aquele trecho da rodovia ainda encontra-se em fase de elaboração de projeto. "Toda e qualquer situação sobre esta rodovia encontra-se em análise e o DER evitará que qualquer traçado prejudique o mausoléu", garantiu em nota.

Assim como a residência onde morava Antônio Grangeiro, que se encontra preservada no Sítio Salvaterra, em Brejo Santo, o marco do antigo mausoléu é motivo de visita de inúmeros pesquisadores que passam pelo Cariri. "Têm o maior respeito por aquele lugar", ressalta Bruno.

 Pescadas in cariridasantigas.com.br

Já o casarão de Chico Chicote, que protagonizou o episódio, foi demolido na última década. "O 'Fogo nas Guaribas' é um grande exemplo da prática do coronelismo no Cariri cearense", completa o pesquisador. Na época que Antônio Grangeiro foi assassinado pela Polícia, sua esposa, dona Celina, estava grávida de cinco meses de Raimunda Grangeiro Neves, hoje com 92 anos, única filha viva do casal. Sua mãe morreu cinco dias após seu parto. Ela conta que a família ficou desamparada com a morte do fazendeiro e acabou se dispersando. As irmãs mais velhas casaram no ano seguinte à tragédia. "A família foi destruída", lembra.
Acervo Lampião Aceso


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O INFELIZ CANGACEIRO CHICO PEREIRA.

  Por José Mendes Pereira Colorizado pelo saudoso professor e pesquisador do cangaço Rubens Antônio. Diz o pesquisador e colecionador do can...