30 de mai. de 2016

MUSEU DO SERTÃO DE MOSSORÓ - RIO GRANDE DO NORTE

Por Benedito Vasconcelos Mendes

A próxima visita ao Museu do Sertão será no dia 18 de junho de 2016 (sábado), de 7:00 às 12:00 horas. Como sempre, o ingresso ao museu será 1 quilo de alimento não perecível, entregue diretamente no Lar da Criança Pobre de Mossoró, dirigido pela Irmã Ellen.

MUSEU DO SERTÃO DE MOSSORÓ CONTA A HISTÓRIA DO NORDESTE COM MAIS DE 1.500 PEÇAS NO ACERVO

https://www.youtube.com/watch?v=v3O_pfImfL4

Publicado em 29 de abr de 2014
Jornal TCM dia 28/04/2014
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=eSdhmrbWLNk

MUSEU DO SERTÃO RESGATA A HISTÓRIA DE VIDA DO INTERIOR DO NORDESTE

Publicado em 18 de jun de 2012
TCM Notícia 18/06/2012
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

27 de mai. de 2016

NOTAS AVULSAS SOBRE MOSSORÓ DO PASSADO - 22 DE MAIO DE 2016

Por Geraldo Maia do Nascimento

Em velhas atas da Câmara Municipal de Mossoró do início do Século passado, pescamos algumas informações, reminiscências da cidade, que nos dão exata dimensão do seu cotidiano. As decisões tomadas pela edilidade, como era a cidade na época, quais os seus moradores de destaque e muitas outras curiosidades que ajudam a conhecer como se formou a Mossoró de hoje.

Através desses documentos ficamos sabendo, por exemplo, que em 1905 a cidade era formada por 920 casas, entre térreas e sobrados, excetuando-se desse número os seguintes edifícios: Igreja Matriz, Igreja Coração de Jesus, Capela da Conceição, Cemitério Público e Capela de São Sebastião, Mercado Público, Matadouro, Casa de Detenção, Colégio Diocesano, Casa de Aulas Municipais, um colégio em construção e o edifício da Loja Maçônica 24 de junho. Dessas casas, 620 eram de tijolos, cobertas de telhas e 300 de taipa. 

               
Numa ata datada de 17 de janeiro desse mesmo ano tomamos conhecimento de que a Intendência (Prefeitura) elevou a verba da Limpeza Pública para 2.000$, dois contos de réis, e renovou o contrato com Antônio Pompílio que há nove anos vinha sendo contratado. Assinou contrato também para a iluminação pública que era constituída de 60 lampiões a gás e postes em seus pontos convenientes. Há uma informação interessante sobre o uso dos lampiões. Os mesmos seriam acesos três dias depois da lua cheia até cinco dias depois da lua nova.

Em noites de lua cheia não era preciso acender os lampiões pois a lua clareava mais que os mesmos. No contrato ainda dizia que os lampiões deveriam ser mantidos limpos, asseados e eficazes. Para que isso acontecesse, existia a figura do Acendedor de Lampiões. Toda tarde aquele profissional seguia pelas ruas, ‘a boquinha da noite”, levando uma escada e um galão de querosene, abastecendo os lampiões, limpando a fuligem e acendendo os mesmos. Na manhã seguinte seguia o mesmo trajeto apagando os que permaneciam acesos, menos nos dias mencionados acima ou quando estava chovendo. 

A 30 de julho o Decreto 6.059 criou uma Brigada de Cavalaria da Guarda Nacional na Comarca de Mossoró.
               
Tomamos conhecimento também que em 10 de agosto, ainda do ano de 1905, João Dionísio Filgueira, Sebastião Fernandes, Antônio Filgueira Filho, Francisco Tavares Cavalcanti, respectivamente Juiz de Direito, Promotor Público, Presidência da Intendência e Vice-Presidente, além do corpo comercial, pessoas gradas do município, enviaram memorial ao Exmo. Sr. Presidente da República e Exmos. Ministros, reivindicando a construção da Estrada de Ferro de Mossoró. (A Estrada de Ferro de Mossoró teve o seu primeiro trecho inaugurado em 1915, ligando Porto Franco à Estação de Mossoró – hoje Estação das Artes).
               
Em 08 de dezembro inaugurava-se a capela de Nossa Senhora da Conceição, construída no governo do Pe. Moisés Ferreira, sucessor do Pe. João Urbano na paróquia de Mossoró. A capela foi inaugurada nessa data para comemorar o cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição. Nesse mesmo dia, e com a denominação de “Bilhar Eureka”, inaugurou-se na cidade uma casa de diversão e jogos lícitos, de propriedade e sob a gerência do Sr. Raimundo Couto.
               
Nesse ano de 1905 o município teve uma arrecadação de 24:100$000 e uma despesa de 23:100$000. Foi um ano seco, sem inverno. O ano entrou com o povo sentindo as consequências desastrosas da seca do ano anterior. Em 1905 apenas o mês de março foi chuvoso. Em seu livro “Secas contra a Seca” Felipe Guerra Registrou:
               
“Finda-se o ano sem indício de inverno; entretanto, o gado conserva-se bem, há pastagem e aguadas. Os gêneros continuam abundantes e por preços baixos. Admira como um só mês de inverno tenha trazido tanta facilidade de vida e abundância no correr do ano”. Em Mossoró choveu 463 mm, naquele ano.
               
São desses pedaços de informações que construímos a História de Mossoró. 

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento
Fontes:
http://www.blogdogemaia.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br

15 de mai. de 2016

A ACJUS AMPLIA OS CONTATOS COM AUTORIDADES PARA A SESSÃO DO DIA 27/05/2016.


Como vem sendo amplamente divulgado, no próximo dia 27 do corrente mês, a partir das 19h30, no auditório da OAB-Mossoró, a Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS), realizará a sua 4ª Sessão Magna do ano. Na oportunidade teremos o ato solene de ELOGIO ACADÊMICO aos patronos das cadeiras 24 e 33, tarefa estatutária que será cumprida pela confreira SUSANA GORETTI LIMA LEITE e pelo confrade BRUNO ERNESTO CLEMENTE.

A cadeira 24 da ACJUS tem como patronesse a inolvidável ANNA MARIA CASCUDO BARRETO (13/10/1936 - 15/01/15) – historiadora e procuradora de Justiça. Persona que em vida honrou os ditames da decência, da ética, do profissionalismo e da cultura.


Já a cadeira 33, tem como patrono o internacional LUÍS DA CÂMARA CASCUDO (30/12/1898 – 30/07/1986), advogado, historiador, antropólogo e jornalista. Cascudo dispensa apresentação por ter feito em vida aquilo que qualquer cidadão desejaria ter feito.

A ACJUS tem o máximo prazer em contar com a presença dos amantes da cultura nessa sessão que será sem sombras de dúvidas uma das mais marcantes da nossa história.

Confirmadas as presenças dos intelectuais e acadêmicos da ACJUS, da AMOL, AFLAM, ALAM, APLA, SBEC, MUSEU DO SERTÃO, ASCRIM, ANL, além de outras personalidades e representantes sociais e culturais.

Antecipadamente confirmou presença o presidente da Academia Norte Riograndense de Letras (ANL) – Imortal DIÓGENES DA CUNHA LIMA que lançará em primeira mão durante a sessão o seu mais recente livro sobre a vida e a obra literária de LUÍS DA CÂMARA CASCUDO.  

Quem também já confirmou presença foi a presidente do Instituto Câmara Cascudo – Dra. Daliana Cascudo Roberti Leite.


Enviado pelo escritor e professore Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

11 de mai. de 2016

PRÓXIMA VISITA AO MUSEU DO SERTÃO DE MOSSORÓ

Por Benedito Vasconcelos Mendes

A próxima visita ao Museu do Sertão será no dia 18 de junho de 2016 (sábado), de 7 às 12 horas. Como sempre, o ingresso ao museu será 1 quilo de alimento não perecível, entregue diretamente no Lar da Criança Pobre de Mossoró, dirigido pela Irmã Ellen.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

9 de mai. de 2016

ESCREVEU JOSÉ ROMERO DE ARAÚJO CARDOSO - PROFESSOR UNIVERSITÁRIO


Vejam o que escreveu o professor e escritor José Romero De Araújo Cardoso sobre morte de cangaceiros: 


Benedito Vasconcelos Mendes e Jerônimo Vingt-un Rosado Maia

Certa vez Vingt-un Rosado me disse que havia indagado a Juvenal Lamartine sobre o motivo por que tinha mandado matar todos os cangaceiros que haviam sido aprisionados e enviados para responder processo no Rio Grande do Norte. A resposta de Lamartine, segundo Vingt-un, foi curta e grossa: 


Juvenal Lamartine Faria

“Mandei matar, mandava de novo e só tenho pena dos que não pude mandar fechar para deixarem de serem cabras safados”.

Essa resposta revelou como era o homem que foi responsável também pela morte do cangaceiro Francisco Pereira Dantas, talvez, tudo indica, devido sedução de uma sobrinha de Juvenal Lamartine em Serra Negra, a qual contava quando do defloramento a tenra idade de doze anos. 


O cangaceiro Chico Pereira

Acesse este site:

http://blogodmendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

2 de mai. de 2016

MINHA MOSSORÓ

Fonte da foto: blog.encontresuaviagem.com.br

Mossoró é a segunda maior cidade do Estado do Rio Grande do Norte. Com uma população de cerca de 285.000 habitantes, e considerada a Capital do Oeste Potiguar, mas que na verdade é apenas para marcar o seu tamanho, porque um Estado só tem uma capital, e a do Rio Grande do Norte é Natal. Possui uma localização estratégica para dois grandes polos receptivos de turismo: Fortaleza, que fica a 239 km, e a capital Natal, uma distância de 281 km.

Mossoró é considerado o município com a maior produção de petróleo em terra e sal marinho do País, Mossoró vem se destacando a cada ano pelo seu elevado crescimento econômico e atrativos potenciais para os investidores.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

1 de mai. de 2016

REVISTA LEITURA DA HISTÓRIA


Mais uma vez, uma das grandes questões do cangaço, vem a tona: O que possibilitou a produção do Cangaço? E ainda, as mesmas motivações, isto é, problemas fundiários e desigualdade social. Desta feita, o debate é provocado, pela Revista Leituras da História, em sua edição de 02.2016, cuja indicação foi do confrade Carlos Alberto... 

Parece-me que pouco se tem avançado, sobre as condições de possibilidades para a fabricação do cangaço, o que resta são as transcrições de episódios e eventos, fazer o que?. 

Compartilho com os amigos, tal publicação, sendo que os PDF's estão no arquivo do grupo.









Fonte: facebook
Página: Geziel Moura
Link: https://www.facebook.com/profile.php?id=100004416946086&fref=nf

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com