31 de mai. de 2017

COMEMORAÇÃO DIA DAS MÃES


Pedro Manuel Maia e Martha Cristina Eleutério Maia na Comemoração do Dia das Mães no Colégio Evangélico Leôncio José de Santana - Mossoró/RN. Dia: 27/05/2017.



Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

30 de mai. de 2017

AS MÃES DO CANGAÇO

Material do acervo do pesquisador do cangaço Geziel Moura

Parabéns Professora Noádia, por esta matéria no "Jornal Cidade" de Águas Belas e Itaíba... assim se faz história, não conheço outra forma, além da publicação irrestrita, congratulações também ao amigo Ildebrando, do Jornal Cidade, que teve o "insight".

 Fonte: facebook
Página: Geziel Moura
Grupo: Historiografia do Cangaço
Link: https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

29 de mai. de 2017

A MAIOR MILÍCIA PARTICULAR (Grupo de Jagunços) DA REGIÃO OESTE POTIGUAR (1919-1936):

Por Marcos Pinto


JOAQUIM DANTAS DA SILVA SALDANHA - O maior arregimentador de jagunços da região Oeste potiguar, juntamente com o seu irmão BENEDITO DANTAS DA SILVA SALDANHA. 


O famoso cangaceiro Massilon Leite Benevides afirmava ser afilhado de Quincas Saldanha e que residiu em sua fazenda em Caraúbas durante cerca de 03 anos. 

Massilon Leite

Quinca e Benedito comandavam a mais forte milícia particular, transformando suas fazendas em Caraúbas num estratégico coito para acomodar cangaceiros, fugitivos dos estados do RN, PB, CE, PE, BA, AL, principalmente dos estados da Paraíba e Pernambuco. Para isso contava com a omissão voluntariosa e cúmplice dos governantes e do judiciário do Rio Grande do Norte. 

Benedito Saldanha

Cite-se os casos das flagrantes parcialidades dos Juízes e depois Desembargadores RÉGULO TINOCO (Vide a HECATOMBE DE 1919 em Pau dos Ferros - Livro "Massilon" - do grande historiador Honorio de Medeiros), FELIPE GUERRA (Cunhado e protetor do parente Tilon Gurgel), JOSÉ FERNANDES VIEIRA (Genro e protetor de Martiniano de Queiroz Porto, que tinha, também, sua milícia particular composta por cangaceiros desprendidos de outros bandos), HORÁCIO BARRETO (Figadal inimigo político e pessoal dos dos Coronéis João Jázimo Pinto, Francisco Pinto e Lucas Pinto.) 

Horácio era Sobrinho de Juvêncio Barreto, dono da famosa fazenda "Unha de Gato", à época município de Apodi e hoje do município de Itaú-RN, onde acoitou e deu dormida ao bandido Roldão Maia(do Itaú) no dia 01 de Maio de 1934, ocasião em que lhe fez recomendações sobre a necessidade de se manter sigilo inviolável sobre os nomes dos mandantes e autores intelectuais do covarde crime, TILON GURGEL e LUIZ LEITE, à época prefeito do Apodi, que viria a ser consumado às 20:30 h. do dia seguinte. Ainda compunham a face macabra e satânica do judiciário potiguar, asquerosa e protetora de bandidos os Drs. JOÃO FRANCISCO DANTAS SALES, que foi indicado para a comarca de Apodi (Período 1922-1925) por indicação pessoal do Des. Felipe Guerra, com o fito único de perseguir a honrada família PINTO, cujo Juiz recebia às escâncaras, em sua casa em Apodi, o bandido Benedito Dantas Saldanha, e LUIZ MANOEL FERNANDES SOBRINHO (Caraúbas 28.02.1856/Natal 1935).Luiz era amigo íntimo dos irmãos Saldanha BENEDITO e QUINCA.  

Durante a poderosa e truculenta hegemonia dessa jagunçada dos irmãos Saldanha os habitantes da região de Apodi viviam sobressaltados, em constante estado de pânico generalizado, mesmo entre os que se diziam protegidos por essa malta banditícia.

Por Marcos Pinto, historiador e advogado apodiense.

http://tudodorn.blogspot.com.br/2017/05/a-maior-milicia-particular-da-regiao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguat.blogspot.com

28 de mai. de 2017

LAVRAS DA MANGABEIRA, FELIZ 201 ANOS !

Por Cristina Couto

Em homenagem ao Município de Lavras da Mangabeira, a Academia Lavrense de Letras, representação máxima da intelectualidade lavrense enviou uma mensagem para os festejos dos seus 201 anos. A Academia Lavrense de Letras em nome da sua presidente Cristina Couto, parabeniza o Município de Lavras da Mangabeira pelos seus 201 anos de emancipação política. Data relevante para o Ceará que teve naquela pequenina Vila, vultos tão importantes que perduram até os dias atuais. Foram homens e mulheres com grande capacidade intelectual que levaram o nome de Lavras da Mangabeira para cenário estadual, nacional e internacional.
20 de maio de 1816, quando o povoamento de São Vicente Ferrer das Lavras desmembrou-se da Vila do Icó, através da Carta Régia e o Alvará de Funcionamento, assinada, pelo então, Príncipe Regente Dom João VI, com um vasto território que compreendia os povoamentos de São Caetano, hoje, Várzea Alegre, Umary e A Venda, atual, Aurora possuía uma vida econômica, social e cultural latente, atraindo para si a fama de Município próspero até o seu centenário, em 20 de maio de 1916, Lavras era o Município mais afortunado do Cariri. Muitos migraram para estas terras em busca de uma vida melhor. Naquele começo de século tudo acontecia nas terras de São Vicente das Lavras. Começando com a construção da estrada de ferro que ligava o Cariri a capital cearense. Durante anos na estação de Lavras desembarcavam passageiros e cargas, e depois, seguiam em lombos de animais para seus destinos. O Município crescia em tamanho, grandeza e intelectualidade. 


Cristina Couto ao centro

A festa do seu Bicentenário quis o destino que fosse eu, a frente da Secretaria de Cultura a comemorar tão expressiva data. Muitas foram às medalhas concedidas a cidadãos lavrenses que se destacaram na vida cultura, intelectual e comunitária em Lavras e Brasil afora. Contamos com a presença do nosso historiador Dimas Macedo que com muita maestria discorreu toda a história do nosso Município, o nosso ator e dramaturgo Aury Porto nos presenteou com belas poesias, recebemos a visita do presidente do Instituto Histórico do Ceará Dr. Ednilo Soares, do ex diretor presidente da Escola Nacional da Magistratura, membro catedrático - cadeira n°05 da Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado, professor da Universidade Presidente Antônio Carlos e juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Marcelo Cavalcante Piragibe Magalhães que descobriu suas origens em Lavras, e a Câmara Municipal reconhecendo suas raízes o concedeu o Título de Cidadão Lavrense. 

E para encerrar nossas comemorações a Secretaria de Cultura, A Academia Lavrense de Letras e a Mundana Companhia de Teatro presenteou o Município com a Peça O Duelo, uma novela Russa adaptada para a arte cênica. Mais uma vez nosso ator lavrense Aury Porto nos honrou com uma apresentação teatral a nível internacional. E sempre, a Academia Lavrense de Letras foi uma parceira importante nos nossos eventos. Contamos com o empenho dos nossos funcionários e com a presença massiva da população. Foi uma grande festa como será a de hoje.


Em um texto que escrevi para o livro "Documentos da Câmara Municipal de Lavras", de autoria da pesquisadora, escritora e historiadora, Rejane Monteiro Augusto Gonçalves, por ocasião do Bicentenário do Município, disse que Lavras foi uma grande civilização, e como toda grande civilização teve seu apogeu, declínio e fim. Resta a nós lavrenses mudarmos o rumo da nossa história para que mais tarde nossos filhos e nossos netos possam relatar momentos de glórias como os que relatei anteriormente. Hoje, nos orgulhamos de um passado distante. E as futuras gerações se orgulharão de que? Fica a reflexão.

Parabenizo o Município de Lavras da Mangabeira pelos 201 de emancipação política, e a Secretaria de Cultura pela sensibilidade e compreensão da data que durante anos foi motivo de polêmica. 
Um forte abraço a LAVRAS E AOS CONTERRÂNEOS.

20 de maio de 2017.
Cristina Couto.

Presidente

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2017/05/lavras-da-mangabeira-feliz-201-anos.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

25 de mai. de 2017

HOJE COMPLETAM CINCO ANOS QUE ANATÁLIA CRISTINA QUEIROGA PEREIRA FALECEU

Por José Mendes Pereira

Hoje, 25 de maio de 2017, completam 5 anos que a Acadêmica de Direito Anatália Cristina Queiroga Pereira faleceu. Ela estava no último período de Direito e o seu sonho era ser juíza. 

Conheça a Anatália Cristina Queiroga Pereira clicando nos links abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/05/direito-que-anathalia-cristina-queiroga.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/11/ultimo-dia-da-semana-dedicada-anathalia.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

24 de mai. de 2017

Por José Mendes Pereira

Por mais calmo que seja uma criança ou adolescente com certeza fez algumas travessuras, e geralmente, desastrosas. E o Virgolino Ferreira da Silva, da Serra Talhada, localizada nas terras do Estado de Pernambuco filho do sofrido casal sertanejo José Ferreira da Silva e dona Sulena da Purificação não foi diferente. 

E para você saber tudo sobre a sua adolescência, adquira através deste e-mail: 
franpelima@bol.com.br, 
o livro "Lampião a Raposa das Caatingas", do escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão, a partir da página 72 até 76.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://blogdodrlima.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

23 de mai. de 2017

FABRÍCIA KELLY COM O LIVRO MULHERES CANGACEIRAS


Mulheres Cangaceiras é o último livro publicado do escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima. 

Se você quiser adquirir esta obra entre em contato com o autor através deste e-mail: joao.sousalima@bol.com.br

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10211669185476676&set=a.10200394227089763.1073741825.1578188718&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

22 de mai. de 2017

LAMPIÃO NÃO ENTROU EM SANTANA

Clerisvaldo B. Chagas, 22 de maio de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.674


Enfurecido feito demônio, o bandido Lampião desceu do Juazeiro do Norte enganado com a suposta patente de capitão. Uns tirinhos bestas aqui outros acolá, penetrou e deixou Pernambuco para se aventurar em Alagoas.
Até hoje as perguntas de curiosos ainda são as mesmas de 1926. Indagam pelo motivo de Lampião não ter entrado na cidade de Santana do Ipanema. Embora o marginal não tenha invadido à cidade, saiu fazendo arrastão pelo extenso município em sítios e fazendas até desaguar na vila de Olho d’Água das Flores pertencente a Santana na época.
Escritores presentes na cidade como Oscar Silva e Valdemar Cavalcanti registraram a agitação formada na urbe com a notícia de aproximação de Virgolino com mais de cem homens. Ambos são irônicos e fazem referências às promessas feitas por pessoas exóticas, possivelmente não sadias do juízo, Carneiro e Maria Cabeça Amarrada. Maria era uma beata que só vivia na igreja. Outros comentaram que a padroeira do município era uma santa e que Lampião prometera a ele mesmo não invadir lugares que tivesse santa como padroeira. Outra hipótese fala em negociação secreta do chefe do bando com algum mandachuva da política. Não deixando de aparecer opiniões, o próprio cangaceiro santanense Gato Bravo diria mais tarde em entrevista para jornal que Lampião não entrara em Santana, graças a ele, Gato Bravo.
A realidade é que depois de muita gente se esconder no mato e a saída de dois automóveis rumo a Palmeira dos Índios. Haveria resistência.
Santana procurou se defender de improviso movida pela resolução de civis. Foi apresentado 25 atiradores do Tiro de Guerra 33, unidade do exército que funcionava no chamado “sobrado do meio da rua”. Estes eram comandados pelo instrutor Brigada Antônio Ribeiro Cavalcante. Do quartel que funcionava na antiga Rua do Sebo, na Cadeia Velha, saíram 15 homens dispostos à luta. A resistência foi organizada pelo prefeito Benedito Melo, padre Bulhões e o juiz Manoel Xavier Accioly. Não foi registrado o número de civis, mas dizem que nunca tinha sido vistos tantos rifles pelas ruas de Santana. Com os quarenta militares e um bom grupo de homens resolutos, barricadas foram feitas em pontos estratégicos, mas o bando passou ao largo de Santana do Ipanema.
E de todas as hipóteses apresentadas, a mais lógica era o receio de Virgolino ser perseguido pelo exército após um possível ataque. Ele queria ver o cão, mas tinha um receio da peste da farda verdinha do Exército Brasileiro.
O certo mesmo é que a cidade de Santana do Ipanema ficou livre de um longo trauma naquele mês de junho de 1926.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguat.blogspot.com

20 de mai. de 2017

UM LIVRO COMPLETO SOBRE CANGAÇO QUE AINDA NÃO TINHA SIDO PUBLICADO


Por José Mendes Pereira

Você que no estudo do cangaço já ouviu falar sobre Antonio Matilde, mas ainda não sabe quase nada sobre a sua identidade,  convido você para comigo ir até à casa deste, somente para fazermos uma pequena biografia através destas perguntas sobre seu parentesco com os Ferreiras: 

1 - O senhor era tio deles? 
2 - O senhor era primo deles? 
3 - O senhor era irmão de José Ferreira da Silva? 
4 - O senhor era sobrinho de dona Maria Sulena da Purificação? 
5 - O senhor tinha parentesco muito distante com dona Jacosa? 
6 - O senhor ão fazia parte da família de dona Jacosa?
7 - Qual o seu parentesco com Cassimiro Honório?

Se ele não quiser nos responder, não faz mal, porque estas e outras respostas sobre ele nós iremos as encontrará no livro: "Lampião a Raposa das Caatingas", de José Bezerra Lima Irmão. a partir da página 89.

Esta maravilhosa obra você poderá adquiri-la através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br.

Com o professor Pereira lá da cidade de Cajazeiras, no Estado da Paraíba. Ainda não foi lançada uma obra sobre cangaço maior do que esta. São 736 páginas - Tamanho Ofício - 4 centímetros de altura...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com
http://blogdodrlima.blogspot.com

18 de mai. de 2017

FOTOS DA MINHA CUNHADA LUZIA PAIVA FERNANDES

Por José Mendes Pereira






Fotos feitas recentemente em Natal 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapottiguar.blogspot.com

17 de mai. de 2017

ÁGUA BRANCA E A TRILOGIA MAIS ESPERADA DO ANO...


Uma das mais belas cidades das Alagoas, a acolhedora Água Branca, começou a testemunhar na manha deste último sábado, dia 25 de fevereiro a consolidação de uma das mais esperadas agendas Cariri Cangaço para o ano de 2017. Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço capitaneou ao lado dos Conselheiros Edvaldo Feitosa e Archimedes Marques, um conjunto de visitas e reuniões que marcaram o inicio do consórcio intermunicipal que realizará entre os dias 7 e 10 de setembro de 2017, o grande Cariri Cangaço envolvendo os municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia e Piranhas.

 Manoel Severo, Professor Heládio e Edvaldo Feitosa
Heldemar Garcia, Manoel Severo e Rafael e Katiane Toledo
Cariri Cangaço em Agua Branca
Edvaldo Feitosa, Manoel Severo e Elane Marques
Ingrid Rebouças

A Caravana Cariri Cangaço após visitar o patrimônio histórico e arquitetônico da encantadora Água Branca foi recebida em reunião no paço municipal pelo prefeito  José Carlos, pelo vice-prefeito Maciel, que reuniram os principais colaboradores da gestão; os secretários municipais de educação, professora Vitoria, o secretário de saúde, Rafael Toledo, o secretário de cultura, Professor Heládio, e representante da câmara municipal, vereador Orlando, para uma grande reunião de trabalho que contou ainda, além de Manoel Severo e os Conselheiros Edvaldo Feitosa e Archimedes Marques, com a escritora Elane Marques, o jornalista e assessor de marketing institucional do Cariri Cangaço, Heldemar Garcia, Ingrid Rebouças, Micheline Garcia, dona Zilda e Dra Katiane Toledo.

No encontro foram delineadas as principais linhas de atuação tanto da municipalidade como do Instituto Cariri do Brasil, para realização do grande empreendimento que reunirá três dos mais importantes municípios alagoanos; Manoel Severo reafirmou o compromisso e o legado do Cariri Cangaço em realizar um evento “responsável e inovador, reunindo os maiores pesquisadores do Brasil, numa das regiões mais ricas em historia e tradição”. Para o prefeito de Água Branca, José Carlos, “será a maior honra receber de forma oficial o Cariri Cangaço em Água Branca, faremos tudo que estiver ao nosso alcance para proporcionar uma grande festa a todos os que virão do Brasil inteiro ao nosso Cariri Cangaço”.

 Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço apresenta o Projeto para o prefeito José Carlos e o vice Maciel, além dos secretários Rafael Toledo, Professora Vitoria, Professor Heládio e demais participantes do Encontro.
 Reunião do Cariri Cangaço na Prefeitura de Água Branca 

Para o Conselheiro Cariri Cangaço, Archimedes Marques: “Hoje testemunhamos o grande compromisso do prefeito de Água Branca com o Cariri Cangaço, quando reuniu seu principal secretariado, num sábado de carnaval, para essa importante e vital reunião, sem dúvidas saímos daqui impressionados com a confiança depositada pelo município no Cariri Cangaço, isso é maravilhoso”. Edvaldo Feitosa, Conselheiro Cariri Cangaço e coordenador e principal responsável pelo Cariri Cangaço Água Branca, reforça: “Sem dúvidas todos que vierem ao Cariri Cangaço em Setembro, terão uma grande surpresa, faremos o maior evento já realizado na região, principalmente agora com a união de Delmiro Gouveia e Piranhas, será uma festa inesquecível”.

O vice-prefeito Maciel, revelou a surpresa com a grandiosidade do Cariri Cangaço: “Ano passado podemos testemunhar a grandeza do evento, estiveram em Água Branca, pessoas de todo o Brasil, para nós é uma grande honra, vocês vão contar com nosso esforço e faremos um grande evento”. Os secretários municipais presentes ao encontro reafirmaram o compromisso de suas pastas no trabalho articulado para o Cariri Cangaço. A escritora Elane Marques lembrou “a inciativa a partir dos secretários de educação, professora Vitoria e de cultura, Heládio, em realizarem um grande concurso de redação com a rede municipal de ensino para o Cariri Cangaço, isso só confirma a responsabilidade e capilaridade do Cariri Cangaço no município, todos estão de parabéns”.

Vice prefeito Maciel, Manoel Severo, Prefeito José Carlos e Edvaldo Feitosa
 Ingrid Rebouças e Dona Zilda
Archimedes Marques e Manoel Severo
Rafael Toledo e Manoel Severo

Água Branca que sediou um dia por ocasião da Edição do Cariri Cangaço Piranhas 2016, agora receberá dois dias do Cariri Cangaço em setembro, nesta nova formatação reunindo os três municípios, numa autentica festa genuinamente nordestina. Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço fala: “Hoje realmente nos sentimos mais que felizes, a forma como fomos recebidos pelo prefeito José Carlos e sua equipe de trabalho, o compromisso assumido, a disposição e mais do isso, a convicção de juntos realizarmos esse grande empreendimento, nos enche de alegria, mas também de responsabilidade, avante Água Branca, até setembro!”

 Cariri Cangaço e o Mirante de Água Branca
Manoel Severo e Dona Dora, guardião do Mirante
 Micheline Andrade
 Prefeito José Carlos e Elane Marques
 Secretario de Cultura Professor Heládio e Elane Marques
 Cariri Cangaço chega a Água Branca

Após a reunião de trabalho que reuniu os principais colaboradores da gestão municipal de Água Branca com representantes do Conselho do Cariri Cangaço, todos participaram de almoço festivo oferecido pelo prefeito municipal José Carlos, coroando o dia em que se começava a construir mais um inesquecível Cariri Cangaço em Alagoas.

Heldemar Garcia, jornalista, especialista em Marketing
Assessor de Marketing Institucional do Cariri Cangaço
Água Branca, 25 de Fevereiro de 2017. 

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2017/02/agua-branca-e-trilogia-mais-esperada-do.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

16 de mai. de 2017

A BELA ESCRITORA MARIA CRISTINA DA MATTA MACHADO..!


Nesta foto, vê-se a escritora e o famoso cangaceiro LABAREDA empunhando uma arma. - Foto: Acervo Volta Seca./ Revista O Cruzeiro

Essa grande mulher, na década de 70, conseguiu reunir quase 15 ex-cangaceiros, além de ter produzidos alguns trabalhos na USP sobre o fenômeno do cangaceirismo no Nordeste.

Infelizmente, faleceu de ataque cardíaco, um dia antes de apresentar sua TESE DE DOUTORADO. Que Deus a tenha em um bom lugar.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta
Grupo: Lampião, Cangaço e Nordeste
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=674037649464879&set=gm.645288769013404&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

14 de mai. de 2017

VAMOS ASSISTIR OS ATRITOS ENTRE OS FERREIRAS E OS SATURNINOS

Por José Mendes Pereira

Amigo leitor, nós que somos estudantes do cangaço, e principalmente das confusões entre os Ferreiras e os Saturninos, temos que entender bem como tudo isso começou, as brigas etc. Eu não estou colocando mais lenha na fogueira como se eu estivesse fazendo mais guerra, mas estou apenas querendo que você entenda como aconteceu as primeiras confusões entre estas duas famílias que eram vizinhas, e com o passar dos tempos, tornaram-se rivais.

Para você conhecer tudo isto, lógico que tem que  seguir os seus passos adquirindo o livro "Lampião a Raposa das Caatingas", através deste e-mail: franpelima@bol.com.br com o professor Pereira lá na cidade de Cajazeiras no Estado da Paraíba. 

O livro é recheado de assuntos sobre as duas famílias e sobre o cangaço de modo geral, histórias que você nunca imaginou que um dia iria ler tudo sobre Lampião e seu maior inimigo José Saturnino. 

Estes atritos entre os Ferreiras e os Saturninos você orá conhecer a partir da página 79, no livro "Lampião a Raposa das Caatingas". 

Livro: "Lampião a Raposa das Caatingas"
Autor: José Bezerra Lima Irmão
Página: A partir da 79...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com