26 de out. de 2019

O BELMONTENSE QUE MATOU CORISCO, O DIABO LOIRO

Por Valdir José Nogueira - pesquisador / escritor
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Pernambuco, meca dos volantes, paraíso das grandes vinditas, é o Estado natal daquele que pode ser considerado o maior dos comandantes de volante, o célebre José Osório de Farias, o lendário Zé Rufino. Nascido a 20 de fevereiro de 1906, na cidade de São José do Belmonte, seus pais se chamavam Osório Gomes de Farias e Maria Rufino da Conceição. Família egressa da fazenda “Vai Querendo” próxima do Jati terras bravias do Ceará, vitimada por velhas e perigosas pendengas com os Bezerras, gente forte que os obrigara a abandonar seu solo e procurar vida nova nas regiões sertanejas do grande Estado nordestino.

José Osório de Farias, o Tenente PM “Zé Rufino”, ou melhor “Zé de Rufina” grafia correta para o seu nome, notabilizou-se como o Comandante de volante que mais liquidou cangaceiros em toda a história do cangaço. Tendo adentrado a Força Pública do Estado da Bahia e assentando praça em 2 de janeiro de 1934, em seguida passou a compor as Forças em Operação no Nordeste. Notadamente em todo o ciclo do cangaço, foi um dos maiores e terríveis inimigos de Lampião. Entre aqueles cangaceiros que eliminou, Zé Rufino destacou em entrevista, Azulão, Barra Nova, Canjica, Catingueira, Maria Dórea, Mariano, Meia-Moite, Pai Velho, Pavão, Sabonete, Zabelê, Zepellin e Corisco (o “Diabo Loiro”, braço direito do bandoleiro Lampião). A história relata sobre este último, que no dia 25 de maio de 1940, estando escondido numa casa na cidade de Barra do Mendes (BA) foi descoberto pelo tenente José Rufino, que lhe deu chance de se entregar. Preferindo, contudo, a resistência, Corisco foi atingido na barriga por uma rajada de metralhadora, vindo então a falecer. Naquele mesmo conflito, Dadá sua companheira, foi atingida na perna, porém, teve a vida poupada e foi capturada viva, vindo mais tarde a ter a perna amputada em conseqüência do tiro. Corisco, o “Diabo Loiro” foi enterrado em Jeremoabo, na Bahia. Com a sua morte o cangaço se extinguiu no Nordeste. A bravura e a crueldade de Corisco foram celebradas pelos cineastas: Glauber Rocha no filme “Deus e o diabo na terra do sol” e Rosemberg Cariry no filme “Corisco e Dadá”.

O Tenente José Rufino, pernambucano de São José do Belmonte, junto a outros guerreiros combatentes destemidos da Polícia Militar, adentraram as selvas nordestinas a caça de facínoras que aterrorizavam o povo do nosso sofrido sertão nordestino. Já como Coronel da PM, o bravo José Rufino, vitimado por um infarto no miocárdio faleceu no dia 20 de fevereiro de 1969 em Jeremoabo (BA), cidade em que residia. Sobre ele falou um escritor: “Zé Rufino é um daqueles que fazem parte da gloriosa dinastia dos bravos guerreiros da história sangrenta, daqueles que de um lado ou de outro se enfrentaram na guerra sertaneja. É um dos lendários titãs cujos bacamartes faziam todo o sertão apequenar debaixo de suas duras ameaças.”


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário