7 de jan. de 2021

HOMENAGEM AO PESQUISADOR, ESCRITOR E HISTORIADOR JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO.

  Por Antonio José de Oliveira

Pesquisadores do cangaço Antonio José de Oliveira, Archimedes Marques e Guilherme Machado.

O Advogado Tributarista Bezerra Lima, embora resida em Salvador, por ser Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, é filho das Terras sergipanas, e profundo conhecedor do nosso Nordeste onde viveu dezenas de anos antes de ingressar no trabalho público do nosso Estado. Por muitos anos, uma das suas principais funções no órgão público era elaborar matérias concernentes a tributos, e realizar os devidos julgamentos que se faziam necessário na área de fiscalização.

Escritores e pesquisadoresa do cangaçoJosé Bezerra lima Irmão e João de Sousa Lima

Como perspicaz que sempre fora - paralelo aos escritos das normas tributárias da Fazenda -, passou a pesquisar a saga do cangaço nordestino por nada menos que onze anos, e, em 2014 lançou o livro Lampião, a Raposa das Caatingas, trabalho esse com 736 páginas que é um verdadeiro Tratado da História do Cangaço. Teve tão grande aceitação do público que, em 2015 foi preciso reeditar a terceira edição, e, agora, 2021 já alcançou a quinta edição.

O RAPOSA DAS CAATINGAS, é tão bem elaborado na sua sequência de casos e datas que, recebi do autor a incumbência de fazer a leitura, e uma síntese em seis meses, entretanto, por ser de fácil compreensão, foi possível lê-lo em vinte e um dias, e fazer o resumo em nove: total de trinta dias.

Agora, porém, aposentado e com tempo sobrando, descansando fora da agitação de Salvador, mais uma vez mergulhou de cabeça, e escreveu mais dois extraordinários livros ano passado: HISTÓRIA DO NORDESTE - Fatos que a história oficial não conta, trabalho com 753 páginas, abordando desde Cabral, passando por todo desumano processo de colonização; as revoltas e revoluções ocorridas, e os muitos movimentos nordestinos.

Nesse mesmo 2020, surgiu seu terceiro livro: FATOS ASSOMBROSOS DA RECENTE HISTÓRIA DO NORDESTE. Trabalho este com 332 páginas em que são abordados os diversos confrontos ocorridos neste nosso Nordeste tão conhecido pelo autor.

Assim, o escritor José Bezerra Lima Irmão, completou sua extraordinária trilogia sobre o Nordeste: LAMPIÃO, A RAPOSA DAS CAATINGAS, HISTÓRIA DO NORDESTE - FATO QUE A HISTÓRIA OFICIAL NÃO CONTA, e FATOS ASSOMBROSOS DA RECENTE HISTÓRIA DO NORDESTE.

O primeiro já é bem conhecido dos estudiosos que pesquisam a saga do cangaço; agora foram lançados os dois outros citados. Tenho em mãos os três importantes trabalhos, portanto, com toda segurança dos seus bons conteúdos, posso recomendá-los aos amigos pesquisadores e demais leitores.

Parabéns Dr. Bezerra pelo excelente trabalho das três obras escritas sobre o Nordeste, e, tenho certeza que, pela sua inquietação literária, outros trabalhos surgirão.

Antonio José de Oliveira, janeiro de 2021.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário