20 de fev. de 2021

O MAIS DESLEAL DOS COITEIROS DE LAMPIÃO

 Por Luíz Bento

Isaías Arruda foi o mais desleal dos coiteiros de Lampião, no Cariri. Filho de Aurora, chefe político em Missão Velha, tinha conturbada ação política. Isaías Arruda só ia na lei da vantagem!

Foi ele quem mais estimulou o frustrado ataque de Lampião a Mossoró, com Macilon Benevides, dizendo: “Lampião, Mossoró é cidade de quatro torres”, isto é, de duas igrejas: Lampião foi na onda dos dois e se deu mal!

Tudo indica que Isaías Arruda esperava auferir algum lucro, na investida do cangaço sobre Mossoró, inclusive, lucro pecuniário! Como a ousada empreitada fracassou totalmente, Isaías Arruda foi para Fortaleza e, certamente, nas altas esferas policiais do Governo, planejou o aniquilamento do “Rei do Cangaço", no seu regresso ao Cariri.

Quando a tropa lampiônica, duramente perseguida pela polícia, chegou à sua fazenda Ipueiras, município de Aurora, Isaías Arruda mandou pôr veneno na comida dos cangaceiros e, como a comida foi recusada, seus cabras atearam fogo nos quatro cantos da manga, para que os cangaceiros fossem literalmente aniquilados! Mais uma vez, Lampião conseguiu safar-se da traição do régulo missão-velhense.

Tanto isso é verdade que, quando Isaías Arruda foi alvejado em um trem, próximo à estação de Ingazeira, entre Missão Velha e Aurora, todos pensaram que fora uma vingança de Lampião pela grande traição sofrida. Os fatos, todavia, provaram que Isaías Arruda fora baleado por membros da aguerrida família Paulino, de Aurora, que teve, anteriormente, um dos seus membros morto por pistoleiros a serviço de Isaías Arruda, que era capaz de tudo.

Basta citar um exemplo, para aquilatar a elevada periculosidade de Isaías Arruda: certa vez vendera ele dormentes de madeira para os trilhos da Rede de Viação Cearense, extraídos de sua fazenda. Os dormentes foram entregues e pagos e, na calada da noite, Isaías Arruda mandou colocar querosene nos dormentes e atear fogo, para ter a possibilidade de mais lucro, vendendo novos dormentes, quando os trilhos do trem buscavam o Crato!

Como chefe político de Missão Velha, Isaías Arruda sustentou verdadeira guerra contra o seu opositor, Coronel José Dantas, “Zeca Dantas”, que chegou a ser ferido em choque armado, por volta de 1925! Sua situação política foi desastrosa, intranquilizando a pacata cidade caririense.

Era 4 de agosto de 1928 quando o coronel Isaías Arruda tomou tranquilamente o trem da Rede de Viação Cearense, na estação de Missão Velha. Ao atingir a estação do então vilarejo de Ingazeira, foi mortalmente ferido a bala, sobrevivendo ainda por quatro dias, falecendo no dia 8 de agosto, após terríveis padecimentos por peritonite, certamente por falta de uma laparotomia exploradora, já que ainda não havia hospitais em Cariri.

Mais uma vez, a filosofia popular tem razão: “Quem com ferro fere, com ferro será ferido.”

Fonte: Napoleão Tavares Neves- Pág 87 - 88.

Cariri- Cangaço, Coiteiros e Adjacências.

" LUÍS BENTO ".

JATI - 20/02/2021/.

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=789901514947140&notif_id=1613859209658974&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário