2 de ago. de 2023

TRIBUTO AOS POETAS CORDELISTAS.

 Por José Cícero da Silva

1º de agosto é o dia consagrado ao poeta de Cordel. Nossa saudação sincera a todos os cordelistas sertanejos. Nas figuras imortais do vate paraibano Leandro Gomes de Barros e de José Bernardo da Silva, o maior editor de Literatura de Cordel de todo o Nordeste( e de todos os tempos) que fez história durante as décadas de 40, 50 e 60 o segundo, a partir da fundação da famosa Tipografia Lira Nordestina em Juazeiro do Norte. O mesmo falecera em 1971, e a sua Lira Nordestina permaneceu em funcionamento até o início dos anos 80. Patrimônios nordestinos.


Grandes trovadores do presente e do passado aos quais devemos muito, pelo importante legado artístico, literário e informativo deixado por todos eles, especialmente para às gerações inteiras dos sertões. Noutros tempos, quando a leitura e as notícias eram preciosidades somente permitidas às elites agrárias e os potentados donos de engenhos. Foram estes vates com seus cordéis que informavam e divertiam o povo sertanejos com suas histórias e estórias, causos, lendas, novelas e informações noticiosas do além-fronteiras do Bradil e do mundo. Autênticos "educadores" primitivos de gerações sertanejas. Cronistas e jornalistas dos grotões longínquos e matutos.
De sorte que, hoje todos nós - os contemporâneos - temos uma imensa dívida de gratidão com os poetas de cordel, notadamente os de outrora, das etas remotas quando as coisas eram muito mais difíceis. Muitas pessoas foram praticamente alfabetizadas pelas sextilhas poéticas e linguagem visual das xilogravuras publicadas nos folhetos de cordel de outrota. Parabéns!
(*) José Cícero.
Aurora-CE
-------------------------------
INFORME:
"José Bernardo da Silva, alagoano, romeiro de “meu padrim”, que Juazeiro do Norte deve homenagear em 2001, pelo seu imenso legado prestado a cultura popular nordestina. Só a sua atividade como “educador” já seria suficiente para o poeta obter o reconhecimento das autoridades do Cariri e por conseguinte de todo o Nordeste. Sim, pois não é pretensão afirmar que seus folhetos foram responsáveis diretos pela alfabetização de milhares de nordestinos".

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/posts/pfbid021KDQ6CqAe9Li2s5QR7gWcJWXYugBykst5cHcjZd8KTLXxuHyU2ituK46EnobLoZTl?notif_id=1690924202175197&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário