Por O Cangaçona Literatura
13 de out. de 2025
LUIZ PADRE E SUA SUPOSTA MORTE EM 1920 | CNL | 1407
12 de out. de 2025
A HISTÓRIA DO CANGACEIRO VIRGÍNIO FORTUNATO O "MODERNO".
Por Cangaçologia

11 de out. de 2025
O ÚLTIMO COMBATE E A PRISÃO DO CANGACEIRO ANTÔNIO SILVINO O RIFLE DE OURO.
Por Cangaçologia
10 de out. de 2025
BANDO DE LAMPIÃO NA FAZENDA JARAMATAIA.
Por MM Divulgações
Esse era o bando de Lampião na Fazenda Jaramataia. (Os cavalos era da fazenda). Da esquerda para a direita: Volta Seca, Mariano, Arvoredo, Mourão, Zé Baiano, Fortaleza, Calais, Lampião e seu irmão Ezequiel Ferreira (Ponto Fino). Atrás deles tem jagunços dos cangaceiros.
https://www.facebook.com/jaguaruanaverdade.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
9 de out. de 2025
O SUMIÇO DO CANGACEIRO FIEL | CNL | 1433
Por O Cangaço na Literatura
PARA COMPRAR LIVROS FALE NO WHATSAPP 79 99969-5819
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
8 de out. de 2025
FREI DAMIÃO NÃO ACEITAVA MÃOS DE FIÉIS SOBRE SUA CABEÇA.
Por José Mendes Pereira
(Repostei para corrigir um erro meu. Não consegui abrir a página anterior para fazer a correção).
Eu estranhei aquela atitude do religioso, vez que ele era e é considerado um verdadeiro santo entre os homens do nordeste brasileiro e de outras regiões do chão do Brasil.
Mas, posteriormente, não sei se era verdade, falaram-me que ele tinha sido advertido por um médico que tratava da sua escoliose, que não deixasse ninguém colocar a mão sobre a sua cabeça, porque aumentava mais ainda o problema.
7 de out. de 2025
SINHÔ PEREIRA
Por Napoleão Tavares Neves
Atravessar os sertões de Pernambuco era uma temeridade para eles que seriam impiedosamente perseguidos. Naquele tempo cada polícia só perseguia cangaceiros até a fronteira do seu Estado! Atravessar os limites de um Estado para outro era considerado agressão! Assim, entrando no Piauí, seria mais fácil para Sinhô Pereira e Luiz Padre fazerem a difícil travessia sem obstáculos.
Por isto os dois primos deixaram o Nordeste com o seguinte roteiro: Fazenda do major Zé Inácio, no Barro, Ceará. Fazenda Olho d’Água do Araripe, lados de Pernambuco até o Piauí, pelos municípios de Serrita, Exu e Araripina. Simões, de Jaicós, no Piauí. Foi esta a primeira etapa da viagem feita por Sinhô Pereira e Luiz Padre, a cavalo e levando seis cabras de confiança escolhidos a dedo. Iam armados de revólveres e com as carabinas desmontadas nas pequenas malas. Em Simões, já distante do Pajeú, decidiram se separar para despistar possíveis perseguidores, marcando um reencontro no sul do Piauí, em Correntes, próximo à fronteira com Goiás. Luiz Padre, com dois cabras, tomou o rumo de Uruçu, mais para o centro do Piauí, pelo Vale do Gurguéia.
.
Ao atingir Nova Lapa, município piauiense de Gilbués, Luiz Padre soubera que Sinhô Pereira fora cercado pela polícia do Piauí nas proximidades da cidade de Caracol. É que as autoridades do Piauí receberam precatória contra os dois e o tenente Zeca Rubens ia no encalço de Sinhô Pereira com 20 homens, sendo três soldados e os demais civis, jagunços a serviço da polícia! A casa em que Sinhô Pereira e seus homens dormiam foi cercada pelo pessoal do tenente Zeca Rubens. As carabinas de Sinhô Pereira estavam desmontadas, mas depois de um tiroteio de uma hora, Sinhô Pereira e o seu pessoal fugiram, deixando dois soldados feridos levemente e carregando Cacheado quase nos braços, gravemente ferido. Sinhô Pereira nunca abandonou cabra ferido, sendo muito solidário a seus homens!
Sinhô Pereira ficou visivelmente irritado com a perseguição. Seus inimigos do Pajeú não queriam que ele encontrasse a paz em Goiás e o perseguiam tenazmente! Luiz Padre resolveu prosseguir a viagem e perdeu por completo o contato com Sinhô Pereira que ficou por quatro dias na Fazenda Mulungú, com Cacheado muito ferido, até que o tenente Zeca Rubens, através de um seu irmão mandou lhe dizer que não o perseguiria enquanto ele tivesse tratando do cabra ferido! Foi um gesto muito nobre, indiscutivelmente.
.
Foi uma decisão nervosa, mais em oito dias Sinhô Pereira estava novamente nas barrancas do Pajeú até 1922 quando conseguiu deixar o Nordeste, desta vez em definitivo, saindo da Fazenda Preá, Serrita propriedade do coronel Napoleão Franco da Cruz Neves, casado com Ana Pereira Neves, prima de Sinhô Pereira e Luiz Padre, além de madrinha de batismo deste último.Com a volta de Sinhô Pereira, de Caracol (PI), foi que Lampião, passou a integrar o seu bando. Por outro lado, a segunda e definitiva viagem de Sinhô Pereira para Goiás, será objeto de outro trabalho oportunamente. Só em março de 1922 foi que ele pôde chegar ao Duro!
5 de out. de 2025
NA MADRUGADA DO DIA 28 DE JULHO DE 1938, NA GROTA DO ANGICO, EM PORTO DA FOLHA, ATUALMENTE POÇO REDONDO, NO ESTADO DE SERGIPE, O CANGACEIRO MARINHEIRO ESTAVA LÁ.
Por José Mendes Pereira
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
4 de out. de 2025
O CANGACEIRO - 1953.
Por oldbrcinema
Direção: Lima Barreto Roteiro: Lima Barreto, Rachel de Queiroz (diálogos) Gênero: Aventura/Drama/Romance Origem: Brasil Duração: 105 minutos Tipo: Longa-metragem Elenco:
Alberto Ruschel, Marisa Prado, Milton Ribeiro, Vanja Orico, Adoniran Barbosa, Antonio V. Almeida, Hector Bernabó, Lima Barreto, Horácio Camargo, Ricardo Campos, Antônio Coelho, Cid Leite da Silva, Oswaldo Dias, Zé do Norte.
http://blogodmendesemendes.blogspot.com
3 de out. de 2025
NA MADRUGADA DE 28 DE JULHO DE 1938, NA GROTA DO ANGICO O CANGACEIRO "CHÁ PRETO" ESTAVA.
Por José Mendes Pereira
Segundo o jornalista e pesquisador do cangaço Robério Santos, em 28 de julho do ano de 1938, na Grota do Angico, antiga Porto da Folha e atualmente Poço Redondo, em Sergipe, o cangaceiro "Chá Preto" estava lá na maior chacina realizada contra aos facínoras da "Empresa de Cangaceiros Lampiônicsa & Cia., pertencente ao famoso e sanguinário capitão Lampião. Ele foi salvo conseguindo fugir...
LEIA O QUE ESCREVEU HELTON ARAÚJO SOBRE ESTES TRÊS CANGACEIROS.
Na foto abaixo vemos três cangaceiros entregues em Jeremoabo-BA, ao comando do Capitão Aníbal Ferreira em Outubro de 1938. Sendo eles da esquerda para direita : Xexéo, Devoção e Chá Preto.
Foto : Jornal " A Tarde " 08/11/193
Créditos Professor Rubens Antônio.
Obs : Todos os três cangaceiros constam na lista dos que se faziam presentes na grota do Angico em 28 de Julho de 1938, data da morte de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros, além do soldado Adrião.
E aí galera, conheciam essa foto ? E os cangaceiros nela apresentados ?
Deixe sua opinião no espaço destinado para comentários.
Ajude nosso trabalho a continuar se escrevendo em nosso canal no YouTube. O link está logo abaixo.
https://youtube.com/@cangacoeterno
Att : Helton Araújo
https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste
2 de out. de 2025
O CANGACEIRO COLCHETE QUE MORREU EM MOSSORÓ - PARA SEU JOÃO MANOEL A MORTE DE COLCHETE OCORREU DEVIDO A SUA OUSADIA, QUE ASSIM ELE NARROU.. Foto e material do escritor Rostand Medeiros
Foto e material do escritor Rostand Medeiros
Disse seu João Manuel Filho:
“Estava aquela luta dos infernos em frente à trincheira de Rodolfo Fernandes. Um tiroteio cruzado, ninguém ia pra frente nem pra trás. Então Colchete decidiu logo resolver a parada. Sacou de um punhal e investiu contra os homens que estavam do outro lado da trincheira. A intenção era “comer” todo mundo no punhal, acabar logo com aquilo. No entanto, quando estava mesmo no meio do pátio da igreja, foi atingido entre os olhos por uma bala”. Morreu instantaneamente, sem apelação”.
Já sobre de onde partiu o disparo que matou o cangaceiro, Seu João Manoel Filho foi taxativo na resposta a Alexis Gurgel, informando que a bala não poderia ter vindo do alto da igreja de São Vicente, mas da casa de Rodolfo Fernandes, onde estava concentrado o maior número de defensores.
Clique no link abaixo e leia tudo oo que escritor Rostnad Escreveu.
https://tokdehistoria.com.br/2020/09/07/memorias-do-ataque-de-lampiao-a-mossoro-joao-manoel-filho-e-a-trincheira-do-sobradinho/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
LUIZ PADRE E SUA SUPOSTA MORTE EM 1920 | CNL | 1407
Por O Cangaçona Literatura https://www.youtube.com/watch?v=c3OoLLTgeJA PARA COMPRAR LIVRO E BORNAL FALE NO WHATSAPP 79 99969-5819 http://...

-
Por Lindomarcos Faustino Carlos Skalarck O Relembrando Mossoró vem comunicar o falecimento do radialista Carlos Skalarck. Nossos sentiment...
-
Por Robério Santos Amigos e amigas que estão assistindo Guerreiros do Sol, todos os atores estão de parabéns, a um nível que até os figu...