Por Geraldo Júnior
Segundo uma das versões mais apresentadas na historiografia do cangaço a respeito do surgimento do apelido de Lampião, aponta Dé Araújo, na época cangaceiro, como o autor do apelido de Lampião, na época conhecido ainda como Virgolino. O fato teria ocorrido durante um confronto entre o bando de Sinhô Pereira, do qual Dé Araújo e Lampião faziam parte, contra força militar volante. Após o término do confronto, Dé Araújo teria comentado que o clarão provocado pela carabina (Papo Amarelo) de Lampião se parecia com o claro produzido por um Lampião à gás, muito utilizado nos sertões do Nordeste em tempos passados. E assim teria surgido o apelido daquele que em pouco tempo se tornaria o maior cangaceiro de todos os tempos.
Lembrando que Dé Araújo abandonou o cangaço e ingressou na carreira militar.
Foto: Site: Genealogia Pernambucana.
Para efeito de curiosidade.
Fica o registro!
Obs.: Comentários ofensivos serão excluídos e o responsável banido e denunciado imediatamente. Conto com a colaboração de todos.
SIGAM e CURTAM o canal (Página) Cangaçologia para receber todas as nossas atualizações e ficar a par de todas as histórias e acontecimentos que envolvem a história a respeito do fenômeno cangaço, que aqui serão publicadas.
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal Cangaçologia.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1211849731091780&set=a.419872530289508
ALERTA AOS NOSSOS LEITORES:
Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, não deixa ele te pedir desculpas, desculpa-o antes, porque faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional, você poderá ser vítima.
As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado!
Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo em um caixão.
Você poderá não conduzir arma, mas o outro conduzirá uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância, depois que o bicho é criado, o mais difícil é matá-lo.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário