14 de out. de 2016

*1º DESAFIO ONLINE “REPENTE DE CANTO A CANTO”* *DATA* 13/10/2016 *HORÁRIO* 14 HORAS

DUELISTAS: *Valdir Menezes & Juciana Miguel*

SEXTILHAS
*UMA NAÇÃO SEM CULTURA*

*Juciana*

Uma nação sem cultura
É uma boca sem dente
Um ano bom de inverno
Porém ser ter uma enchente
E festival de poesia
Sem ser feito de repente.

*Valdir*

Vive o povo descontente
Com tristeza desmedida
Sem paz e sem alegria
Sem entrada e sem saída
Uma nação sem cultura
É uma nação sem vida.

*Juciana*

Uma vida entristecida
Um coração sem amor
Uma casa sem telhado
O sol sem luz e calor
Poetisa sem viola
Festival sem cantador.

*Valdir*

É um casal sem amor
Um grande jardim sem rosa
Um cantador sem viola
Um Iponáx sem glosa
Que o povo culto é quem faz
A nação vitoriosa

*Juciana*

É uma coisa horrorosa
De grande magistratura
É um avião caindo
De dez mil metros de altura
É mais ou menos assim
Uma nação sem cultura.

*Valdir*

A nação que tem cultura
Tem diferentes perfis
O povo que vive inculto
Não pode viver feliz
Que a cultura é o termômetro
Do progresso de um país

*Juciana*

A cidade sem matriz
O futebol sem a bola
Fazer compras no mercado
Sem ter direito a sacola
E por ser filho de pobre
Não poder ir a escola.

*Valdir*

A cultura é uma mola
Que alavanca a igualdade
É ela o sangue que pulsa
Nas veias da humanidade
Uma nação sem cultura
É vida sem liberdade.

MOTE EM SETE
*POR ISSO MEU CASAMENTO*
*POR DEUS É ABENÇOADO*

*Valdir*

Amo a minha companheira
Respeito toda família
Cuido de casa e mobília
Arco com a grana da feira
Tenho por minha parceira
Amor carinho e cuidado
Vivo sempre do seu lado
Lhe amo a todo momento
Por isso meu casamento
Por Deus é abençoado.

*Jaciana*

Os conselhos de meus pais
Eu botei na minha mente
Não fiz nada diferente
Que fez os meus ancestrais
Namorei beijei demais
Depois veio meu noivado
E com Jesus do meu lado
Eu fiz o meu juramento
Por isso meu casamento
Por Deus é abençoado.

*Valdir*

Me casei porque queria
Ela pra minha rainha
Eu sou dela e ala é minha
E a vida é só alegria
Não temos mais fantasia
Foi tudo realizado
Dentro do nosso reinado
Vivo feliz cem por cento
Por isso meu casamento
Por Deus é abençoado

*Juciana*

Não falo do meu marido
Nem nunca lhe respondi
Muito menos lhe trai
Pois ele é meu querido
Pra ele eu dou ouvido
O meu amor arretado
Nosso amor foi inventado
Por Deus num lindo momento
Por isso meu casamento
Por Deus é abençoado.

*Valdir*

Levo uma vida feliz
Ao lado da esposa bela
Amando e honrando a ela
Foi essa a jura que fiz
Quando deixei a matriz
Com ela estava casado
Sou feliz com o resultado
Desse nosso sacramento
Por isso meu casamento
Por Deus é abençoado

*Juciana*

E se tem alguém pensando
Que pode nos destruir
Levantar falso e mentir
Pra não ver nós se amando
Nosso amor vai tá sobrando
E não poderá ser trincado
Que um amor imaculado
Por Jesus só tem aumento
Por isso meu casamento
Por Deus é abençoado.

MOTE EM DEZ
*TELEFONE AMENIZA SÓ UM POUCO*
* A SAUDADE NOS NOSSOS CORAÇÕES*

*Juciana*

Nosso amor é o mais lindo do mundo
Sem você eu confesso, sou doente
Mas você viajou está ausente
E eu aqui lembrando a todo segundo
A saudade, e um sofrer tão profundo
Que até finda tirando minhas razões
Como não tenho muitas opções
Volte logo e acabe esse sufoco
Telefone ameniza só um pouco
A saudade nos nossos corações.

*Valdir*

No momento que alguém vai embora
Fica a dor a saudade a solidão
A lembrança invadindo o coração
Da pessoa que ama e que adora
Que quem ama perdendo sofre e chora
Quando a vida lhe traz decepções
E no calor infernal das traições
Todo homem sensato vira louco
Telefone ameniza só um pouco
A saudade nos nossos corações

*Juciana*

Eu lhe peço que tenha caridade
E me mostre que sente minha falta
Ontem mesmo a pressão estava alta
E o médico me disse: É só saudade
Não me deixe aqui só na vontade
Tão carente, com tantas intenções
Que os meus sentimentos são vulcões
E o meu peito não sai, mas dá pipoco
Telefone ameniza só um pouco
A saudade nos nossos corações.

*Valdir*

Na distância de alguém que agente ama
É difícil de mais de suportar
A saudade que chega pra matar
Nosso peito infeliz que só reclama
Que a lembrança é uma ardente chama
Acendendo o calor das tentações
Confundindo até as gerações
Pré históricos, lendários e barroco
Telefone ameniza só um pouco
A saudade nos nossos corações.

 Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário