20 de jun. de 2021

O CAPITÃO LAMPIÃO ERA HERÓI OU BANDIDO?

  Por José Mendes Pereira


Cada um de nós que estuda "cangaço" e principalmente quando se refere à empresa do capitão Lampião, tem a sua opinião, e não podemos desmerecer quando se trata de suposição. Mas quando é invencioníces, coisas que não aconteceram no cangaço e nem isoladamente com cangaceiros, todos os estudiosos deste tema, e aqueles que foram às caatingas para registrarem as verdades, têm obrigação de protestar. A literatura lampiônica não tem espaço para acomodar mentiras.

Sobre o velho guerreiro, uns dizem que ele era herói, outros o classificam como bandido, outros como um simples covarde, e outros dizem o que bem querem.  Mas é assim mesmo, porque são opiniões.Todo estudo tem as suas crenças e as suas contrariedades. porque, enquanto um opina assim, assim,, outro já se vira e contraria tudo de uma hora para outra. 

Desde do ano de 2008 que bem cedinho, eu me arrumo e sigo os passos do capitão Lampião e seu bando dentro dos cerrados sertanejos, e sou patrocinado pelos pesquisadores, escritores e cineastas, que amigavelmente, me entregam todos os dias o material para eu segui-los. Mas ainda me falta tanto chão para registrar o que os cangaceiros fizeram dentro da mata, porque o tempo não foi suficiente ainda para acompanhá-los. Também a literatura lampiôncia é bastante vasta, e não é fácil seguila.

Nessas minhas andanças presenciei o começo das desavenças da família Ferreira com o senhor Zé Saturnino ou vice-versa, mas ainda eu não descobri quem tem razão nesta briga de vizinhos. Zé Saturnino diz que quem tem razão é ele, já os Ferreiras também se acham vítimas de um homem que se fazia amigo da sua família. 

Presenciei também uma certa parte de invasões que ele fez por este sertão nordestino. Vi também o capitão sendo assassinado juntamente com a sua rainha e mais nove cangaceiros, na madrugada  de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, em Porto da Folha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe.

Eu também não tenho como afirmar que o meu amigo de andanças nas caatingas, o capitão Lampião foi herói. Na minha humilde e não válida opinião, ele nunca foi herói, mas também não quero o chamar de bandido, para não ferir os seus familiares, e assim, o considero como um verdadeiro delinquente, doente mental, que não quis obedecer a lei por desejo próprio, que não respeitava as regras ou não fazia o dever no momento certo, ou ainda não aceitava seguir as regras de um grupo social. O capitão Lampião não obedecia a lei, porque sabia muito bem que ficava impune as desordens praticadas por ele. 

Pedra da Emboscada, Fazenda Pedreira, Serra Talhada, Pernambuco. 

Foi por trás dessa pedra que Zé Saturnino se escondeu e meteu bala contra Lampião e os seus irmãos. O motivo seria uma desavença entre vizinhos, causado por duelo abortado por Zé Saturnino, filho de pessoas que tinham muitas posses e que moravam vizinho as terras de Lampião e família.

"Lembrando ao leitor que, o que eu escrevi não tem nenhum valor para a literatura lampiônica, e nem contraria de forma alguma o que os cineastas gravaram, e nem o que os escritores e pesquisadores já escreveram. 

São apenas os meus pensamento sobre cangaço. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário