15 de nov. de 2023

A HISTÓRIA E LAMPIÃO.

  Por Antônio Corrêa Sobrinho.

A meu ver, presta desserviço, um desfavor à história, como ciência responsável por retratar o passado, pela interpretação e tradução, quem assenta Virgulino Ferreira da Silva, o célebre cangaceiro Lampião, nos extremos da genialidade do bem ou na genialidade do mal.

Não vejo como dizer fazer história quem não contextualiza, nem busca este personagem no banditismo do qual fez parte integrante como grande protagonista, cangaço, de causas e fatores múltiplos, econômicos, políticos, geográficos, sociais, em grande prejuízo às populações sertanejas, alimentado por violências de toda espécie, física, moral, emocional, psicológica; violência esta que, até hoje, marca, como lastimável traço cultural, a sociedade brasileira, manifesta em todas as épocas e lugares, hoje visualizada à farta por conta da internet, que nos exibe a cada instante vídeos mostrando gente se matando, sendo roubada, em vias de fato, sem falar da incontrolável violência no trânsito e a doméstica. Tudo isso somado às vistas grossas do Estado Brasileiro ao seu "interland" sertanejo, não tendo a Guerra de Canudos, décadas antes, infelizmente, com todo o sangue derramado e as milhares de vidas ceifadas, sido suficiente para, permitam-me aqui dizer, o Brasil do litoral avistar e reconhecer a grande nação, o Sertão Nordestino, e nele, desde então, atuar efetivamente com o objetivo de levar o bem-estar à sua gente carente. O Estado assim não procedeu, manteve-se como sempre o fizera desde os anos iniciais da colonização, ausente no seu interior, ali apenas formalmente presente, trasvestido nas vestes impróprias e parciais dos senhores da terra, mandatários locais.

Não fez nem fará história, reafirmo, quem sobre Lampião não utilizou nem utilizará métodos científicos, principalmente o dedutivo, este o caminho que leva aos pontos de melhor observação, de visibilidade das causas, dos fatos, das circunstâncias, das consequências; no caso aqui especificado, a estrada que leva ao mundo dos cangaceiros e, consequentemente, ao seu chefe Virgulino Lampião.

Centenas de pesquisadores, e não pesquisadores, enveredaram em busca de Lampião durante todos esses anos, mas, além de terem andado distante da metodologia científica, foram traídos pela ausência de imparcialidade no trato da questão, o que terminaram por comprometer seus trabalhos, ante a verdadeira história.

Entretanto, os modos ficcionais que costumeiramente são utilizados para dizerem de Lampião valem, porém, para a literatura, para o teatro, a televisão, o cinema etc.

O casal Lampião e Maria Bonita, mulheres no cangaço, Lampião imbatível, anos de correrias, tiroteios com as volantes, conluios de Lampião com poderosos - tudo isso inspirou e ainda inspira nossos versejadores e romancistas gastam horas criando e recriando o cangaço, onde Lampião nunca falou tanto. Prato cheio para as letras e para as artes, Lampião. Coisa que a verdadeira a história não conseguiu. Os jornalistas, por sua vez, deitaram e rolaram com este personagem; vendia-se menos jornais quando Lampião se ausentava, suas manchetes faziam sucesso. Foi o jornal que formatou a história que conhecemos de Lampião e do cangaço. Que foi se completando, a posteriori.

Eu compreendo bem tudo isso, e sei que assim seria, porque a história não é suficiente para dizer tudo sobre os que transcendem a própria história. Satisfaz a fome que temos de avaliar tudo, sinteticamente, simbolicamente, por mais que nos coloquemos diante do extraordinário, do inexplicável, do mistério, justamente do que está cheio o cangaço. Caso em que utilizamos a heurística, o processo cognitivo que nos permite obter explicação que nos atenda, a resposta que precisamos.

Meu objetivo com estas ligeiras e macarrônicas notas, é somente, se possível, alumiar o caminho de quem, nestes dias de fartas informações a respeito do cangaço principalmente o lampiônico, busca alcançar o quanto mais ângulos de observação melhor, do Lampião real, verdadeiro, acrescendo a recomendação: antes de se debruçar a fundo nalgum estudo sobre Lampião, verifique se o autor trata a questão de forma isenta, com imparcialidade, sem paixões, sectarismos, ideologias. A menos que você queira ler um livro tendencioso, afaste-se deste trabalho, porque, quem só tem olhos para uma vertente, termina indo pros lados, e o extremo, ao invés do meio, nem é o lugar mais próximo da verdade, portanto não deve o historiador residir.

Tem um escritor que diz que escrever é tirar palavras. De modo que você, leitor, pode fazer isso por mim.

Aracaju, 15.11.2023

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