Por Helton Araújo
Fazendo uma pesquisa em busca de fotos do cangaço, há dias procurava uma foto das entregas onde se fazia presente o cangaceiro Português sentado. Na Internet circula o corte ( print ) de uma foto do mesmo sentado com a mão de uma mulher ( cangaceira Quitéria ) em seu ombro. A busca por essa foto levou muito tempo e até então nunca tinha visito ela completa em uma boa qualidade como a desse print supracitado.
Bem, segui por muito tempo na busca por essa foto sem sucesso, até encontra-la nos arquivos do jornal o Globo, obviamente como era padrão desse jornal na época, a resolução está em péssimas condições, porém é possível identificar todos os presentes na foto. Sendo eles da esquerda para direita em pé: Quitéria, Barra de Aço e Pedra Roxa, sentados da esquerda para direita, Português e Velocidade.
Outra foto do bando, em pé.
As entregas desses cangaceiros aconteceram no ano de 1938, o cangaceiro Português seria assassinado por um menor de idade, filho de uma de suas vítimas em 12 de fevereiro de 1939, esse fato se deu dentro do 2°batalhão de polícia de Santana do Ipanema em Alagoas. A polícia fez pouco caso do fato, facilitando a entrada do menor armado no local.
Foto: Print editado do jornal "O Globo" / Matéria de 07 de Janeiro de 1943.
Observações: Existe uma foto desses os cangaceiros em outra posição sendo que mesmos estão todos em pé.
https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário