18 de nov. de 2015

MELHOR IDENTIFICAÇÃO DA FAMÍLIA DE LAMPIÃO, EM FOTO FEITA EM JUAZEIRO, NO INÍCIO DE MARÇO DE 1926.


IDENTIDADES: 1- Zé Paulo, primo; 2 -Venâncio Ferreira (tio); 3 - Sebastião Paulo, primo; 4 - Ezequiel, irmão; 5 João Ferreira, irmão; 6 -Pedro Queiroz, cunhado (casado com Maria Mocinha, que está à sua frente, sentada); 7- Francisco Paulo, primo; 8- Virgínio Fortunato da Silva, cunhado (casado com Angélica) 9 - ZÉ DANDÃO, agregado da família. SENTADOS, da esquerda para direita: 10 - Antônio, irmão; 11-Anália, irmã; 12 - Joaninha, cunhada (casada com João Ferreira); 13 -Maria Mocinha, ou Maria Queiroz, irmã; 14-Angélica, irmã e 15 - Lampião.

Dos nove irmãos da família Ferreira, dois estão ausentes nesta foto: LEVINO, que morrera no ano anterior, 1925, no sítio Tenório, Flores do Pajeú/PE, em combate contra as volantes paraibanas dos sargentos Zé Guedes e Cícero Oliveira. E VIRTUOSA, que, sinceramente, não sei dizer se simplesmente não quis aparecer na foto, ou já era falecida.

Élise Jasmin afirma no seu LIVRO CANGACEIROS, que esta foto foi feita por Lauro Cabral de Oliveira, que dividiu então com Pedro Maia, a fama de fazer as fotos de Lampião, bando e familiares em Juazeiro, Março de 1926.

José Bassetti

O escritor e pesquisador do cangaço José Sabino Bassetti disse:

" - Olá!!! O último em pé à direita, o número 9, é Zé Dandão, agregado da família. Nessa época os três primos de Lampião, ou seja os irmãos José, Francisco e Domingos Paulo, viviam na fazenda de Antonio da Piçarra, sob o olhar protetor do padre Cícero. Mas estamos falando somente daqueles envolvidos nas primeiras pendengas. Claro que haviam muitos outros primos".


O pesquisador Francisco Jose De Lima Tico disse: 

" - Legal! Muito bom! Tem um único primo que vive em Serra Talhada, no Estado de Pernambuco. É o Luis Paulo. Essa é boa! Zé Paulo morava no Estado de Minas Gerais. Tinha ainda Antônio Norberto, Alfredo Cândido Anjo... era cerca de trinta primos de primeiro grau, filhos de Manoel Ferreira e Naná Ferreira”.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://meumundojosemendespereira.blogspot.com

36 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Retificando o comentário do pesquisador Francisco Jose De Lima Tico, informo que Luiz Paulo Bezerra, filho de José Paulo Bezerra, este, primo e amigo de Virgulino Ferreira residia sim em Serra Talhada, até março de 2016, quando veio a falecer. O mesmo deixa um irmão, José Paulo Bezerra que recebeu o mesmo nome do pai e hoje reside no estado de Goiás. Atenciosamente, Aparecida Nunes (filha de Luiz Paulo Bezerra).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu vo diz se primo do lampiao nome do meu a vo jose ferreira lima chama no whats qualquer coisa 18991097944 meu vo ta com 84 ano

      Excluir
  4. Minha família 😍. Barbara Bezerra 💕

    ResponderExcluir
  5. Ola estou procurando por minha genealogia e acho que vc pode me ajudar. Meus avós se diziam primos de Lampião. Meu avô e minha avó eram primos de primeiro grau. Meu avô nasceu em Arco Verde e chamava-se
    Antônio Pereira da Silva casado com
    Naldelina Alves de Goes
    Antônio era filho de
    Higino Pereira da Silva casado com
    Capitulina Esmerinda da Conceição
    Higino era filho de João Serafim de Lucena casado com
    Maria Joaquina da Conceição
    João era filho de
    Antônio Siriaco da Silva casado com
    Joaquina Maria da Conceição
    Gostaria que me enviasse algum material ou fonte que indiciasse seus nomes
    Ou que mencionasse o primo de Lampião chamado Domingos Paulo mencionado no site 'família Pereira. Net.br numa foto em frente a casa de Sebastião Pereira.
    Minha avó dizia ser filha de um tal Sinho Pereira mas nao tenho a menor ideia de quem possa ser sao tantos sinhores. Por favor me ajudem
    Meu tel 018 997439506 entrem em contato pelo whatsps

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Juliano, Domingos Paulo era meu bisavô. Se ainda tiver interesse em saber alguma coisa vc pode falar aqui que conversamos.

      Excluir
  6. Minha mãe me diz ser prima de lampião CRECI ouvindo várias histórias que a mãe dela contava quando ela era criança Izaura da Silva Ribeiro filha de José Rodrigues da Silva e Quitéria Florêncio da conceição

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe me diz ser prima de lampião CRECI ouvindo várias histórias que a mãe dela contava quando ela era criança Izaura da Silva Ribeiro filha de José Rodrigues da Silva e Quitéria Florêncio da conceição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu vo diz ser primo do lampiao nome do meu vo jose ferreira lima qualquer coisa chama no whats 18991097944 nome da mae do meu a vo se chamava sofia maria da conceicao

      Excluir
  8. Meu pai Luiz Ferreira, dizia ser filho de primo de lampião, ou seja, meu avô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu vo diz ser primo do lampiao nome do meu vo jose ferreira lima qualquer coisa chama no whats 18991097944

      Excluir
    2. meu vo diz ser primo do lampiao nome do meu vo jose ferreira lima qualquer coisa chama no whats 18991097944 nome da mae do meu a vo se chamava sofia maria da conceicao

      Excluir
  9. Meu pizavo era primo dele e acabou vindo para o interior de sp na divisa com Minas gerais por causa das mortes que estava acontecendo ele foi pra segunda guerra mundial tmb mas fugiu KKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu vo diz ser primo do lampiao nome do meu vo jose ferreira lima qualquer coisa chama no whats 18991097944

      Excluir
  10. meu vo diz ser primo do lampiao nome do meu vo jose ferreira lima qualquer coisa chama no whats 18991097944 nome da mae do meu a vo se chamava sofia maria da conceicao so nao sei o do pai dele

    ResponderExcluir
  11. meu avô era primo legítimo de Lampião segundo a minha mãe ela morava na época em maceió-alagoas
    nome do meu avô era SEVERINO CAVALCANTE DE LINS conhecido como PAGEÚ

    ResponderExcluir
  12. O meu bizavo se chamava Noe de Souza. Minha avó disse que ele era primo do lampião. Ele e a irmã; Ines, se foram para o Rio Grande do Sul onde conheceu minha bisavó. Alguem sabe de quem o Noe e a Ines eram filhos?

    ResponderExcluir
  13. Meu email e mozartdeoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Bisavo veio para a regiao de Sumidouro, minas gerais. Eduardo Paulo Ferreira. Alguem sábe algo?

    ResponderExcluir
  15. Minha bisavó materna era prima legítima de lampião , ela era de paraíba e veio para Pernambuco,e desde de criança ouvia minha vó falando sobre a história da mãe dela..
    E eu ama ouvir as grandes histórias travada pelos nossos ancestrais..

    ResponderExcluir
  16. Muitos dizem ser parente de lampião mais na verdade e difícil saber quem são os verdadeiro parentes dele meu avô e do Nordeste e dizia ser primo do lampião mais sobrenome não bate mais meio mundo diz ser parente dele mais vai lá saber nem

    ResponderExcluir
  17. O meu avô Horacino Ferreira, dizia ser primo de Lampião, em terceiro grau. Seu pai era Arnaldo Ferreira e sua mãe Alaíde de Andrade, ele nasceu na cidade de Flores/PE, no dia 04/08/1912. Ele dizia que na época, sua família precisou trocar de nome, por conta da perseguição à família dos cangaçeiros. Assim, meu avô veio para o interior de SP ainda criança.

    ResponderExcluir
  18. Meu avô era primo de lampião, Francisco Paulo, meu pai recebeu o mesmo nome só que ao contrário Paulo Francisco Bezerra,somos todos de Serra Talhada

    ResponderExcluir
  19. Olá, o que está identificado como Luiz Paulo na verdade é Domingos Paulo. A filha dele ainda é viva. Minha avó.

    ResponderExcluir
  20. Tem primos de Lampião que vieram para o norte na época do Seringal

    ResponderExcluir
  21. Me chamo Ney e sou neto de Modesto José Silva primo de Lampião

    ResponderExcluir
  22. Meu avô era primo legítimo do Lampião Emanuel Ferreira da Silva.

    ResponderExcluir
  23. Meu avô era primo legítimo do Lampião Emanuel Ferreira da Silva

    ResponderExcluir
  24. Minha bisavó se chamava Elvira Ferreira Tavares, se dizia filha do primo de primeiro grau de lampião Antônio, achava que seria só fruto da imaginação dela...até ver que os sobrenomes e aparência que eram compatíveis...kkk

    ResponderExcluir
  25. Meu avô Otacílio Ferreira de Souza, dizia que seu pai era primo de Lampião, era filho caçula de segundo casamento de seu pai que moravam na Paraíba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por um acaso seu avô não morava no Rio Grande do Sul? Por que supostamente o meu bisavô (pai do meu avô) é parente direto do lampião. No caso o meu avô também se chamava Otacílio Ferreira, porém não "de Souza". O pai dele, que seria o primo do lampião, se chamava Pedro Ferreira Guimarães.

      Excluir
  26. Meu avô se chamava FRANCISCO DE SOUZA LEAL, se dizia primo de lampião, era de Juazeiro, casou-se com minha avó TEREZA DE SOUZA LEAL... Alguém pode me dizer se Lampião tinha um primo com o nome de meu avô? Obrigada 🙏

    ResponderExcluir
  27. Meu bisavô é o fotógrafo kkkk

    ResponderExcluir