Por Geraldo Júnior
Respectivamente filhas de Fenelon Leite e Anézio Leite irmãos dos cangaceiros “Pinga-Fogo” e do célebre cangaceiro Massilon Leite que integrou o bando de Lampião e foi um dos mentores do ataque cangaceiro à cidade de Mossoró/RN, ocorrido em 13 de junho de 1927.
O ataque à cidade potiguar foi um verdadeiro fracasso, e pouco tempo após a empreitada Massilon Leite e seu irmão “Pinga-Fogo” que o acompanhava durante a jornada, abandonaram o cangaço e poucas informações foram obtidas sobre seus paradeiros, a partir de então.
Este senhor à direita chama-se Manuel Leite, cangaceiro Pinga Fogo, irmão de Massilon, foi o responsável para cuidar dos reféns, quando do ataque à Mossoró. - Fonte da foto: José Tavares De Araujo Neto - http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2015/08/por-tavares-de-araujoneto-este-senhor.html
Joana Martins Araújo e Jacinta Leite de Oliveira, portanto, são sobrinhas dos cangaceiros Massilon Leite e Pinga-Fogo, antigos cabras de Lampião e personagens de destaque na história do cangaço nordestino.
Quero agradecer às amigas Joana Martins Araújo e Jacinta Leite de Oliveira por me concederem suas imagens para publicação em nossas páginas “O CANGAÇO”.
Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior
Grupo: O Cangaço
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário