11 de mar. de 2021

MORTE DO AMÂNCIO FERREIRA DA SILVA O DELEGADO DELUZ - PARTE 4

  Por José Mendes Pereira

A FELICIDADE DA FAMÍLIA DE JOÃO MARINHO ESTÁ INDO EMBORA

A felicidade que antes reinava dentro da casa de João Marinho estava se acabando, devido o desastroso casamento que Dalva fez com o delegado Deluz. E para completar mais ainda a desgraça da família, o filho Agenor e querido chegara do Rio de Janeiro. Dias depois, morrera de repente, enquanto tangia umas bestas da fazenda. Mais este acontecimento deixou o velho e toda família totalmente desnorteados, enfraquecidos, que não acreditavam mais em momentos melhores para a família,  só se fosse enviado por Deus. O ódio entre o militar e os familiares da esposa Dalva aumentava dia a dia, como se nunca mais chegaria um bom censo entre eles. A qualquer instante poderia surgir uma guerra devastadora entre João Marinho e o genro, cada um defendendo a sua honra para não ser desmoralizado.  O delegado era o tal da região, mas os parentes de sua esposa não estavam mortos, e não iriam usar a covardia como silêncio, e medo de um canalha delegado que não tinha moral nem para si.                      

AS TERRAS FORAM QUESTIONADAS

O problema das terras continuava e o sargento tentava vencer os sogros e cunhados na força e na raça, pois ele não era um homem fácil de desistir dos seus planos, só por pressões de pessoas que queriam ser mais do que ele. Era uma autoridade e não se ajoelhava diante desta gente que não entendia de nada de lei.  “- Desistir eu, nunca! – Dizia Deluz no seu eu”.

Como se ele fosse o verdadeiro dono das terras e vencido pela ambição, decidiu fazer travessões nas terras que desejava, já que era casado com uma filha do proprietário, achava ele que tinha direito também.  A família não concordou com a decisão tomada pelo Deluz, mas mesmo não aceitando ele continuou com as terras até o trilho.  

O DELEGADO DELUZ PROMETE DÁ UMA SURRA EM DONA MARIA GOMES SUA SOGRA.

Dona Maria Gomes esposa do João Marinho e sogra do sargento, tinha um gênio forte, e sem pesar e nem medir o tamanho das suas palavras aborrecidas, disse na presença de gente dali, que seu genro estava querendo roubar as suas terras adquiridas com tanto esforços e trabalhos por toda sua família. Com essas palavras ferinas e agressivas, a confusão tornou-se uma grande fogueira acesa e bem maior do que se esperava. A acusação de Dona Maria Gomes chamando-o de ladrão, o fuxico dos moradores e a ganância de sogros e genro caíram nas calçadas, nos bares e nos grupinhos das pessoas sertanejas.  Infelizmente, toda comunidade sertaneja passou a ser conhecedora do desacato do delegado, quando antes o mundo pacífico tinha o seu lugar garantido naquela região. 

OS FILHOS DO JOÃO MARINHO VIVIAM PARA O TRABALHO           

Os filhos de João Marinho nenhum saiu da linha no que diz respeito à educação pela própria natureza. Da tangida de gado para a roça e eram homens amantes da paz, assim como o seu velho pai, e não gostavam de desavença com a vizinhança, muito menos com outras pessoas adjacentes. Mas coitados, Infelizmente, devido o péssimo comportamento do militar, que casualmente tinha entrado na família, estavam prestes a cair no não desejado por eles, o mundo do crime.            

Logo que o Deluz tomou conhecimento das palavras agressivas e desmoralizantes de Dona Maria Gomes a sua sogra, sendo ele arrogante e poderoso, por ser delegado do lugarejo, intimou a sogra a comparecer à delegacia como sem falta e urgentemente. Ainda disse publicamente, que assim que ela se apresentasse, iria lhe dar uma surra pra homem nenhum botar defeito. Com essa atitude tomada pelo delegado Deluz, o diabo aumentou de tamanho o seu inferno para acolher todos eles.            

O escritor Alcino Alves Costa diz que Dona Maria Gomes além de ser a matriarca de uma família altamente conceituada, pertencia aos velhos troncos dos Gomes, uma família conhecida pela fama e pela bravura. Portanto,  uma humilhação daquela, teria que ter resposta. Já que o delegado prometeu-lhe uma surra, assim que chegasse à delegacia para atender a sua intimação. 

Dona Maria Gomes não iria comparecer, e  em seu lugar, iriam o velho e os filhos. E foi o que aconteceu. O patriarca e dois de seus filhos, Totonho e Jonas foram atender a agressiva intimação. 

JOÃO MARINHO, TOTONHO E JONAS NA DELEGACIA PARA SALVAREM A PELE DA MATRIARCA.

Quando os familiares de sua esposa chegaram Deluz já se encontrava no quartel, com uma bacia d’água lavando os pés. Um tufo de fumo enchia a boca. E ao vê-los, liberou uma porção de saliva preta da boca do fumo que mascava. Surpreendeu-se com a presença do sogro e dos cunhados. E pôs-se a perguntar a si mesmo: Para que tanta gente se ele tinha intimado a sogra, e não o sogro e filhos dela?

O sogro que havia saído de casa bastante nervoso com o que ganhara por último, como se fosse um abacaxi para descascá-la com os dedos, foi imediatamente direto ao assunto, dizendo-lhe que a sua esposa  Maria não atendeu à sua intimação, com medo da surra que ele a prometeu, que iria matá-la de peia..., mas seus dois filhos e ele estavam ali para apanhar no lugar dela.                                                    

Mas o delegado não teve tempo de se defender ou de negar que não havia prometido surra à sogra. Totonho e Jonas já estavam atracados com ele, derrubaram-no no chão e o dominaram por completo.                

Deluz preso pela força dos dois irmãos, que apoderados de ódio, arrochavam-no, e com um palmo de língua de fora, o delegado tentava se livrar um pouco das mãos dos cunhados, que já sentia insuficiência de ar.             

João Marinho se antes era um cordeiro domável, agora estava feito uma fera indomável, e apoderado do ódio.   Com agilidade, João puxou um canivete e queria sangrar o genro. O pai e os filhos abominavam a violência, e somente uma mente anormal, poderia fazer com que eles se transformassem. Os três queriam vingar o desrespeito do marido de Dalva com eles e com ela. Era provável que aquele desgraçado e cruel Deluz, estava querendo jogá-los no mundo do crime.                         

João Marinho tinha perdido o seu controle emocional. Totonho e Jonas fizeram de tudo para que o pai não praticasse o homicídio, que a todo o momento procurava um jeito de cravar-lhe o canivete no vazio do Deluz. Mas os filhos protegiam o Deluz, sempre tomando a frente do velho para não ser praticada a morte.             

Os soldados chegaram e cuidadosamente pacificaram a grave situação, sem se intrometerem na confusão dos parentes. Carregaram o Deluz para outra sala mais escondida, onde o pai e os filhos não pudessem invadir. Após a confusão João Marinho e seus filhos montaram-se em seus animais e sem pressa, retornaram para o Brejo.                                                                                                                    

VINGANÇA                                                                                                    

Como Maria filha de João Marinho esposa de João Maria Valadão tinha ferido o Deluz com para grosseiras, assim que o militar tomou conhecimento das ofensas de Maria dirigidas a ele, mandou intimar o concunhado, isto é, o Valadão, e verbalmente disse-lhe que ele desse uma surra na esposa Maria, para não andar falando demais.            

Diz o pesquisador e colecionador do cangaço Ivanildo Alves Silveira que Valadão era um caboclo raça pura do sertão. Jovial, alegre e bom amigo. Trabalhador e de grande responsabilidade.                               

A proposta do delegado ao concunhado que não concordando com a ordem, grosseiramente respondeu-lhe dizendo que ele estava doido! Nunca tinha batido na sua mulher, e o Deluz estava ficando doido.  O delegado precisava respeitar os homens, e procurasse com urgência um médico para tratar das suas loucuras!

Valadão andava meio sentido com Deluz por maltratar o seu sogro  João Marinho. Desde que havia se casado com Maria, irmã de Dalva, nunca tivera nenhum problema com o pai dela, nem com a sogra e nem tão pouco com os cunhados. Tanto o patriarca como filhos e esposa eram pessoas do trabalho, honestas, pacientes e respeitados por todos da região.                               

João Maria Valadão saiu do quartel fumando num cachimbo e  apoderado de ódio. O Deluz ficou remoendo o seu. Mas o delegado ainda não tinha sido vencido. Vencê-lo não era tão fácil.

A família de Dalva iria pagar por tudo. O Deluz não deixava nada impune. Como de costume, colocava sempre em prática os seus malditos pensamento, e ainda dizia em voz arrogante por onde andava em Canindé que, todos que residiam no Brejo estavam marcados para morrerem. E um deles era o João Maria Valadão, o seu concunhado que não havia o respeitado no seu amado quartel.  Os outros da lista eram o sogro, a sogra Maria Gomes aquela pantera desgarrada, que pensava que era a rainha da família, o cunhado Jonas Marinho. Nesse período o arrogante delegado Deluz e Dalva não dormiam no mesmo quarto da casa.

CONTINUA AMANHÃ...

Não deixa de ler!

     http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário