7 de fev. de 2016

CORISCO FOI O TRAIDOR DO REI DO CANGAÇO LAMPIÃO?

Por José Mendes Pereira

Em relação a não presença de Corisco ao coito na madrugada de 28 de julho de 1938, lá na Grota de Angico, eu busco resposta para isso. 
              
Alcino Alves Costa diz em: (Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios de Angico): 

 Alcino Alves Costa

“- Uma estranha versão conta que nos últimos dias que antecederam o cerco na Grota de Angico os famosos José Lucena e Aniceto Rodrigues foram até o coito do Corisco, com a finalidade de acertarem algo que poderia mudar os caminhos do banditismo com o falado Diabo Loiro”. 

Continua o escritor: 

“- É esta visita misteriosa, um dos grandes segredos que cercam os fatos de Angico”.

Teria sido Corisco um dos traidores de Lampião, entregando o rei aos famosos José Lucena e Aniceto Rodrigues, já que eles foram ao seu coito com a finalidade de acertarem algo que poderia mudar os caminhos do banditismo?

Quando aconteceu a chacina que levou o rei do cangaço Lampião e a rainha Maria Bonita e mais nove cangaceiros, Corisco e seus asseclas se encontravam acoitados entre as fazendas de nomes: Coidado e Emendadas.                

Será que Corisco não foi para o acampamento quando aconteceu o ataque aos bandidos porque sabia o dia em que seria feita a chacina, uma vez que a volante não iria ter tempo de escolher quem morreria e quem ficaria vivo? E aí, leitor?

Estas são as minhas humildes opiniões.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

7 comentários:

  1. Caro Mendes: Jamais poderia acreditar em traição entre Corisco e Lampião. Mesmo havendo suspeita, de maneira alguma fará que eu assim acredite. Outros motivos atrasaram a chegada do grupo de Corisco à Grota (ou gruta) de Angico. Falei GRUTA OU GROTA, porque havia ali uma pedra em forma de gruta, e ao mesmo tempo, estavam numa grota, que é uma espécie de riacho seco.
    Antonio Oliveira- Serrinha

    ResponderExcluir
  2. O alagoano Cristino Gomes da Silva Cleto o cangaceiro Corisco ou "Diabo louro" como era conhecido, sob hipótese alguma ira trair o Rei do cangaço o seu fiel amigo e compadre Virgulino Ferreira da Silva o temido Lampião. Eu Francisco Carlos Jorge de Oliveira como pesquisador do cangaço, afirmo e descarto qualquer possibilidade de um fato desse ter ocorrido, e por mais remotas que sejam possíveis evidencias, eu voto a defender minha tese. Pois o assecla Corisco por vingança exterminou decapitando quase toda a família de um coiteiro por nome Domingos Ventura que era inocente, só por suspeitar que o supracitado sertanejo houvesse delatado onde se encontrava o bando seu comparsa o Lampião, para ser morto pelos macacos da volante do tenente João Bezerra. E ainda por ousadia mandou que um outro caboclo levasse as cabeças dentro de um saco e as entregasse ao oficial de polícia. Corisco era fiel ao extremo, pois além de ser de total confiança de lampião, tinha a patente de tenente e era chefe de um sub grupo de cangaceiros. E você Mestre Zé Mendes, eu continuo sendo seu fã nº 01.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história de Lampião e Corisco é muito controversa... Corisco sempre descumpriu as ordens de Lampião, por esta e outras razões eles viviam apartados , salvo em algumas ocasiões quando Lampião precisava; mas seguindo a linha de raciocínio de um grande escritor e pesquisador chamado José Bezerra Lima Irmão , que pesquisou durante 11 anos para escrever o livro Lampião a Raposa das Caatingas; Lampião convocou todos os subgrupos para uma reunião no Angico.Todos compareceram... Zé Sereno veio de Curaçá, Labareda veio de Parapiranga, Corisco estava 2 léguas do Angico e em momento algum compareceu. Por que não compareceu? Sobre a pseudo vingança, especula-se que foi queima de arquivo...Sugiro ver o vídeo do pesquisador José Bezerra de Lima em 1.34.20 https://www.youtube.com/watch?v=ukE1FHeStQs

      Excluir
  3. Mais eu não acredito em uma possibilidade de traição do Corisco com Lampião, apenas eu fiz a interrogação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não acredito nisso não curisco e lampião era cupadres e irmãos de coração

      Excluir
  4. Nunca saberemos ao certo mas creio que havia alguns cangaceiros traidores infiltrados no bando pois nao acredito sob hipotese nenhuma que nao havia sentinelas nos acessos a grota. Tambem foram mortos na sua maioria a cupula de Lampiao aqueles em que confiava. Suponha na minha humilde opiniao que membros do bando foram comprados. Suspeito principalmente dos que escaparam e foram anistiados

    ResponderExcluir
  5. Joca Bernardo era o coiteiro de Corisco. Ele que realmente entregou Lampião, afirmando que Pedro de Candido saberia do Coito onde Lampião estava. Pergunto. Será que ninguém saberia que tinha sido ele? Todas as volantes tiveram conhecimento desse fato. Pedro de Candido tirou até fotos no local do massacre alguns dias após, acompanhando e orientando missões para chegar ao local. Outro fato. Porque Corisco não chegou à reuniao? Porque Joca Bernardo nao foi punido? Foi massacrada toda uma família que não tinha nada a ver com a história. Cortina de fumaça?

    ResponderExcluir