29 de set. de 2016

DONA DULCE MENEZES (EX-CANGACEIRA) FILHOS E ESPOSOS

Por José Mendes Pereira

Dona Dulce Menezes é a única sobrevivente até agora que participou do grupo de cangaceiros do pernambucano Virgolino Ferreira da Silva o temido sanguinário e afamado rei do cangaço, o capitão Lampião.

11 cabeças dos chacinados na Grota de Angico, exceto o volante.

Para quem ainda não sabe a ex-cangaceira Dona Dulce Menezes foi uma das sobreviventes do confronto na Grota de Angico, em terras da cidade de Poço Redondo, no Estado de Sergipe, na madrugada de 28 de julho de 1938, onde morreram Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um soldado volante de nome Adrião Pedro da Silva.

Volante Adrião Pedro da Silva

No cangaço, dona Dulce Menezes foi companheira do cangaceiro Criança, que também junto com ela, escapou da chacina comandada pelo tenente João Bezerra da Silva naquela madrugada de 28 de julho de 1938. Com o cangaceiro Criança dona Dulce Menezes teve alguns filhos. Atualmente Itaquaquecetuba município de São Paulo.

O ex-cangaceiro Criança

Com o cangaceiro Criança dona Dulce Menezes teve dois filhos, os quais são: Aduilço Menezes e Aduilça Menezes.

Após tudo que passou junto com o cangaceiro Criança e posteriormente com o ex-cangaceiro Criança, creio que no tempo do cangaço não foi tão mar de rosas, houve a separação do casal. Mas dona Dulce passou a ser esposa de um homem bravo que só andava bem armado, muito valente e rico fazendeiro, corajoso, o João Anastácio Filho, um sergipano que já era separado da primeira esposa, e  decidiu morar no Estado de Minas Gerais. Ele já chegou ao Estado de Minas Gerais com as suas riquezas, não dependendo de pessoas amigas para crescer financeiramente no novo Estado. Foi prefeito da cidade de Jordânia, no Estado de Minas Gerais. Mesmo tendo sido um homem que não levava desaforos para guardar em casa, ajudou muito aos  pobres da cidade de Jordânia.

2º esposo da ex-cangaceira dona Dulce Menezes o João Anastácio Filho - Foto que me foi gentilmente enviada pela filha da Dilce Menezes Martha Menezes.

Com o fazendeiro João Anastácio Filho a ex-cangaceira dona Dulce Menezes teve 5 filhas, as quais são: Mulheres: 

Ruas e Martha Menezes Ruas

1 - Martha Menezes Ruas a quem fico devendo muito a ela por suas informações sobre seu pai e seus familiares; 2 - Nancy Anastácio Menezes; 3 - Lucy Anastácio Menezes; - 4 - Maria de Lourdes Anastácio Menezes; 5 - Silvana Anastácio Menezes. 

Os homens: 1 - João Anastácio Menezes; 2 - Petronilo Anastácio Menezes (já falecido); 3 - Carlos Anastácio Menezes (já falecido); 4 - Eloi Anastácio Menezes. - 4 - Aci Anastácio Menezes.

Dona Dulce Menezes e seu João Anastácio Filho 

O fazendeiro ex-esposo da ex-cangaceira Dulce Menezes faleceu no ano de 1989, não tenho certeza, mas deve ter sido cidade em que foi administrado municipal (prefeito).


Todas estas informações foram cedidas pela filha do casal João Anastácio Filho e dona Dulce Menezes a nossa amiga de trabalho de pesquisas Martha Menezes Ruas. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

7 comentários:

  1. E os filhos dela com Criança???

    ResponderExcluir
  2. Estão vivos? Se dão bem com os outros???

    ResponderExcluir
  3. Sou bisneta de João Anastácio, Júlia Anastácio, e venho dizer que algumas informações não procedem. Ele não era sergipano, era da Bahia, de Macururé. Além disso, conseguiu seu patrimônio depois de chegar em Jordania, antes disso, chegou muito pobre, vendendo linguiça, em almenara, cidade vizinha à Jordânia. Acho importante corrigir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero saber dos filhos de Dulce com Criança.

      Excluir
    2. é mais se vc é bisneta as vezes nao te contaram a verdade mió acreditar em quem viveu a época podem ter mentido pra vc

      Excluir
  4. Engraçado chamarem de chacina a morte de bandidos.

    ResponderExcluir
  5. Dona Dulce ainda vive? O que é feito dos dois primeiros filhos que teve?

    ResponderExcluir