12 de set. de 2016

QUEM PERGUNTA QUER SABER

Valberto Barbosa de Sena 


Fale sobre o precursor
Dos passos do cristo pleno.
Como preparou terreno
Pra vinda do sucessor.
Fale do imperador
Que acabou o prendendo,
E findou oferecendo
Sua cabeça ao poder.
Quem pergunta quer saber
Mas eu perguntei sabendo.

Esse homem foi João
Pregando o reino do cristo.
No oriente foi visto
O pregador em ação.
Herodes grande vilão,
Prendeu João sem perceber,
Que iria cometer
O seu crime mais horrendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.

Quem foi a mãe de Jesus
O homem de Nazaré?
A esposa de José,
Grande carpinteiro dos
Que fazem desde uma cruz,
A uma casa. Estou vendo
Você já se derretendo
Por não saber responder.
Quem pergunta quer saber
Mas eu perguntei sabendo

Foi Maria a grande santa.
Jesus o Deus que viria.
A esposa foi Maria
Que ao carpinteiro encanta.
Esse casal se suplanta
Vendo o filho florescer.
Eu vou lhe contradizer,
Em tudo, lhe respondendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.

O que Jesus cristo estava
Fazendo naquela festa?
E o que é que lhe resta
Fazer por que lá faltava?
Quem era que conversava
Com ele ali, lhe dizendo:
A festa está decorrendo
Sem ter vinho pode crer.
Quem pergunta quer saber
Mas eu perguntei sabendo.

Jesus foi prestigiar,
Ali um casal querido.
E o vinho sendo bebido,
Acabou por se acabar.
Maria foi lhe falar,
Confiando em seu poder.
Ele mesmo sem querer,
Acabou se convencendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.

Quem foi que disse o que isso
Tem haver comigo agora?
Se não chegou minha hora
Eu não tenho compromisso.
Quem foi que disse ao serviço:
Ta tudo se resolvendo?
Quem foi que mandou correndo
Aquelas talhas encher?
Quem pergunta quer saber
Mas eu perguntei sabendo.

Jesus lhe disse em reprôvo
Minha hora não é esta.
E apesar do que protesta,
Faz água ser vinho novo.
Maria falou ao povo:
Aguarde um pouco pra ver.
Tudo vai se resolver,
Do melhor modo. Estou crendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.

De que é que eram feitos
Aqueles jarros enormes?
E quais foram os informes
Dos serviçais satisfeitos?
E quais foram os conceitos
Do mestre sala bebendo?
E o que ficaram dizendo
Do vinho bom de beber
Quem pergunta quer saber
Mas eu perguntei sabendo.

De pedra os jarros usados
Para o milagre do vinho,
Foram feitos com carinho
Por artesãos afamados.
Ditos bem conceituados
Foram feitos, e, a saber,
O mestre sala ao sorver
Ao vinho foi o elegendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.

Quando chegou lá no templo
O que foi que Jesus fez?
Dê um exemplo de três
Coisas feitas para exemplo.
Relate enquanto eu contemplo
O que estava ocorrendo.
Fale com calma e torcendo,
Pra que eu possa entender.
Quem pergunta quer saber
Mas eu perguntei sabendo.

No templo Jesus chegou
Fez ali vários sermões.
Criticou os vendilhões,
Suas ações condenou.
Em seguida os expulsou,
Com um chicote a bater.
Ninguém quis se defender,
Desse valentão tremendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.

Quem foi um dos principais
Dos judeus, que estava ali?
A quem chamou de rabi,
Devido aos grandes sinais.
Responda-me ainda mais,
O que estava pretendendo?
E se findou entendendo,
As repostas sem querer.
Quem pergunta quer saber,
Mas eu perguntei sabendo.

Eu lembro quando uma vez
Nicodemos judeu fino,
Chamou Jesus de rabino
Por tudo quanto ele fez.
Seu semblante e sua tês,
Deixavam transparecer
A intenção de o prender,
Mas Jesus tava sabendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.

O que é que Cristo ia
Fazer lá na Galiléia?
Quando deixou a Judéia;
O que fez em Samaria?
Quem foi que deu água fria
Pra ele beber sorvendo?
E discriminada sendo,
Como ela pode atender?
Quem pergunta quer saber,
Mas eu perguntei sabendo.

Jesus cristo foi pregar
Seu reino e seu ministério.
Mas, uma estrada do império
Levou-o a este lugar.
Uma mulher tava lá,
No poço a se abastecer,
Viu Jesus aparecer
E a água foi lhe estendendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.

Que fez a samaritana
Após ouvir o pedido?
Que disse o cristo atendido,
Usando resposta sana?
Na dialogação plana
Que ficaram debatendo,
E sobre o que discorrendo
Fizeram-se entender?
Quem pergunta que saber,
Mas eu perguntei sabendo.

A samaritana boa,
Do pedinte teve dó.
Deu do poço de Jacó
Água pra aquela pessoa.
Quando sua voz ecoa,
Sobre um reino onde o prazer
Era a forma de viver,
Ela ficou entendendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.

Chegando a Jerusalém
O que fez ao paralítico?
E quem é o povo crítico,
Que acusá-lo lhe vem?
O que ele disse a quem
Estava-lhe acometendo?
O que estavam querendo
Esses judeus pra fazer?
Quem pergunta quer saber,
Mas eu perguntei sabendo.

Ao paralítico sem chama
De vida e de movimento
Fez andar em um momento
E carregar sua cama.
Com alegria que inflama,
Gritou para o enaltecer:
O que aqui estão a ver,
Nunca vi acontecendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.

Qual era a grande missão
Lá no 5,l9?
Quero que leia e comprove
No evangelho de João.
Preste bastante atenção,
Enquanto o estiver lendo.
E antes de estar fazendo
A leitura vou dizer:
Quem pergunta quer saber,
Mas eu perguntei sabendo.

A missão dada ao messias,
Foi a de glorificar
A Deus por o enviar,
Mediante as profecias.
Desde o princípio dos dias,
O preparou pra descer.
E Jesus o fez crescer
Glorificado e vencendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.

O que fez lá na montanha,
Aos seus seguidores vários,
Que até os adversários
Comentam sobre a façanha?
O que é que a gente ganha
Com esse ato estupendo?
E o que está sucedendo
Que falta a gente aprender?
Quem pergunta quer saber,
Mas eu perguntei sabendo.

Fez um bonito sermão
Pra quem o acompanhou.
Logo em seguida ofertou
Grande multiplicação.
Essa tão gigante ação,
Vai nos levar a entender
Que falta a gente fazer
Nosso próprio dividendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.

Diga-me meu caro amigo,
Pode até pedir ajudas.
Qual foi o crime de Judas,
E qual foi o seu castigo?
Diga se ele teve abrigo
E lá no céu ta vivendo?
Ou acabou se perdendo
No fogo do desprazer?
Quem pergunta quer saber,
Mas eu perguntei sabendo.

Judas trocou num bocado
De dinheiro sua fé.
Arrependeu-se e até,
Para o seu próprio forcado,
Deixou um campo comprado
Pra se enterrar ao morrer.
Quanto a ele se perder,
Não vou me arriscar dizendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.

Fale sobre o Cirineu
Que saia do roçado.
O que levou ao costado,
Aquele pobre judeu?
E me diga quem morreu
Com cristo se maldizendo.
E quem acabou morrendo,
Também sem se maldizer?
Quem pergunta quer saber,
Mas eu perguntei sabendo.

Cirineu um homem justo
Que do roçado saia,
Carregou naquele dia,
O madeiro a todo custo.
Havia um ladrão injusto
Que não queria morrer.
E outro a se bendizer
Contente mesmo sofrendo.
Você não tava querendo
Que eu soubesse responder.
(V. B. S. – 2012-10-10).

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário