19 de nov. de 2016

COMUNICANDO AS MINHAS PUBLICAÇÕES

Por Francisco de Paula Melo Aguiar

Prof. José Pereira Mendes

Saudações acadêmicas,

Comunico-lhe de que em 2016 publiquei pelo Clube de Autores em São Paulo os livros:

TRAPIÁ POÉTICO, acesso in.:


REFLEXÃO & REALIDADE DO SER


A leitura do livro: “Trapiá Poético” – costuras de muitas impressões, diante da experiência de escrever sobre o seu cotidiano é lugar comum ao poeta Francisco de Paula Melo Aguiar, ocupante da cadeira nº 7, da Academia Paraibana de Poesia, desde 05 de Abril de 1986. Aqui os seus sentimentos se confundem com a sua criação literária que brota como água que jorra da pedra impenetrável diante das sensações, sonhos e memórias, qualidades que glorificam sua explosão na arte de criar versos. Não se trata de uma experiência comum ler poesia, haja vista que este é o mundo presente no seu imaginário como pesquisador, diante das conclusões e visões de mundo.

Assim sendo, “não há uma definição, o que enriquece a experiência de adentrar o universo deste livro, para traduzir do que ele é feito. Trapiá soma traços peculiares das paisagens que o autor observa em sua região com suas preocupações políticas acerca do país”, e se não bastasse “uma grande peculiaridade de Francisco Aguiar é a comprovação explicita do respeito que tem pela língua portuguesa. Não se contentando em escrever com esmero a língua materna e de fazer uso correto das palavras, as próprias recebem dentro dos vários poemas uma dissecação interessante, causando aos leitores a chance de adquirir aprendizado sobre o assunto ao mesmo tempo em que viajam pelas asas de sua poesia” e além do mais enfatiza que “através de alguns poemas de Francisco Aguiar, é possível imaginar o que seus olhos vêem, de acordo com sua riqueza de detalhes na descrição, das paisagens do seu cotidiano. Traços cravados na admiração por sua terra e as histórias que ela guarda. A Escola de Itapuá e o Menino do Sapé, traduzem um pedaço do Brasil tão comum ao poeta, tão generosamente ofertado a nós, leitores, nesse livro [...]” e cai como uma luva “presente nesta obra a importância que o poeta dá à Educação, pois a figura do professor, assim como o decantamento do aprendizado, podem ser observados nos poemas: Magíster e Aprender[...]”, conforme enfatiza a escritora e poetisa Catarina Maul, Presidente da Academia Brasileira de Poesia, ao prefaciar a presente obra.

SANTA RITA, SUA HISTÓRIA, SUA GENTE, acesso in.: 



Em lendo “Santa Rita, Sua História, Sua Gente”, de autoria do historiador Francisco de Paula Melo Aguiar, o leitor tem uma visão geral da historiografia santaritense a começar pelo século XVI, com a fundação de Forte Velho em 1584, do lado oposto da fundação de Filipeia de Nossa Senhora das Neves, em 5 de agosto de 1585, futura Capital da Capitania da Paraíba, da construção do Forte de São Sebastião, do Engenho Tibiri e da Capela de Nossa Senhora do Rosário em 1586, nas imediações do forte do referido engenho, valendo salientar de que a população a chama de “capela de São Sebastião”. Assim sendo, com linguagem simples, porém contextualizada, retrata a história municipal, envolvendo os períodos: colonial, imperial e republicano até os dias atuais. E além do mais retrata o homem: indígena, branco, escravo, livre, desempregado, empregado e empregador, tendo em vista que o santaritense, natural e/ou naturalizado é um povo de força, que vive do trabalho, do suor de seu rosto, algo que nunca seca, seja plantando e/ou cortando cana de açúcar, seja plantando e/ou colhendo abacaxi, mandioca, coco, pegando caranguejo na maré existente no estuário do Rio Paraíba, assim sendo, nossa gente pertence a todas as classes sociais do desempregado, do assalariado ao industrial. Santa Rita é porta de entrada e de saída de João Pessoa para o sertão. Somos a terra rainha dos canaviais, das águas minerais, da cerâmica, dentre outras atividades, principalmente agroindustrial. Aqui nasceu o solo paraibano que serviu de berço a grandes figuras de nossa história municipal, estadual e do Brasil, onde podemos destacar André Vidal de Negreiros, nascido no Engenho São João, na Capitania da Paraíba, portanto em terras do atual município de Santa Rita, herói nacional desde o século XVII, pelo fato de comandar a expulsão dos holandeses da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, ex-vi que “[...] depois de ter conferenciado com o inimigo, fazendo todos os esforços para incluir no tratado de paz a terra do seu berço, a Parahyba, assigna o tratado de 1654, pelo qual os hollandezes enteregaram a praça do Recife com todas as suas defensas, as capitanias de Itamaracá, Rio Grande e Parahyba [...]”, segundo Moreira de Azevedo. (1861). Terra de gente firme e trabalhadora dos engenhos, da primeira fábrica de tecido da Paraíba e das modernas indústrias aqui existentes. O trabalho dessa gente é a força e/ou o sonho que alimenta sua esperança que nunca seca. Enfatiza a diversidade de pensamento da política local desde 19 de março de 1890 aos dias atuais.

EDUCAÇÃO FÍSICA, MÍDIA E OBESIDADE INFANTO JUVENIL, acesso in.: 


Sinopse:

A escola deve orientar pais e filhos sobre a necessidade de praticar atividade física dentro e fora da escola. Recomendar uma alimentação mais saudável e controle o uso das mídias no ambiente familiar. Sem a mudança comportamental em termos de consumo e ou ingestão de alimentos saudáveis, a guerra contra a obesidade se manter como estar, sem solução. Os hábitos dos infanto-juvenis tem que mudar para melhorar os índices e a imagem corporal. A família tem que se envolver em tais mudanças, pois, o aumento de peso de seus filhos é logo percebido. O controle familiar é necessário. Os pais sabem disso, pois, seus filhos exigem roupas, sapatos, bonés, celulares, computadores, tablets, camisas de jogadores famosos, etc., tendo em vista a propaganda e ou mídia televisiva e nas redes sociais. Uma vez feita à cabeça da criança e ou do jovem por tal brinquedo e etc., o mesmo passa a coagir os pais para comprar tais objetivos. É a mídia mudando o comportamento familiar pela tecnologia e seus artefatos divulgados pela imprensa midiática. A propaganda muda o estilo de vida e provoca outros desejos, deixando de lado o seu envolvimento com seus colegas de escola e de vizinhança em atividades esportivas. Em muitos casos o envolvimento passivo com tais mídias terá como resultado frustração psicológica, emocional e escolar. Não obstante que a prática do viodegame, envolve movimentos corporais para que seja possível a interação da jogatina, assim tem inicio gasto de caloria, portanto, é um tipo de tecnologia que desenvolve o que chamamos de cognição satisfatória. Se os pais e professores se envolverem com as práticas da Educação Física, tirando os infanto-juvenis da vida sedentária, a saúde triunfará e haverá tempo para estudar, brincar e crescer em todos os sentidos saudáveis.

Categorias: EducaçãoEducação de FilhosJovens e Adolescentes
Palavras-chave: educação, física, infanto-juvenil, obesidade, sedentarismo.

Aproveito a oportunidade para desejar a V. Excia., e a todos que fazem parte direta e indireta dos destinos da gloriosa Academia de Letras do Brasil, Feliz Natal e Próspero Ano Novo de 2017.

Um abraço fraternal e imortal de,

Francisco de Paula Melo Aguiar e esposa.

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http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

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